compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Certificação agrega valor às marcas e expõem medidas de sustentabilidade
Um dos maiores produtores de calçados do Brasil, o Grupo Dass, que produz mais de 35 milhões de pares e peças de vestuário das marcas próprias (Fila, Umbro, New Balance e Osklen) e private label por ano, foi certificado pelo Origem Sustentável em abril passado.
O evento de celebração da certificação aconteceu no último dia 12 de julho, na sede da empresa, e contou com as presenças do CEO e diretor de Operações, João Henrique Hoppe; da equipe responsável pelo projeto de sustentabilidade; e do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira.
Na oportunidade, Hoppe destacou que o grupo, certificado no nível Prata (mais de 40% dos indicadores do programa atingidos), irá buscar o nível máximo da certificação, a Diamante (mais de 80% dos indicadores).
“O grupo Dass tem uma série de iniciativas na área de sustentabilidade, não somente ambiental, mas também social. Ajustando alguns poucos detalhes, certamente conquistaremos o nível mais elevado do programa”, ressaltou o executivo.
Ferramenta de apoio
Ferreira frisou a certificação do Origem Sustentável como uma ferramenta de apoio à competitividade, especialmente diante da concorrência asiática, que não tem uma produção alinhada aos conceitos de ESG.
“Hoje, a nova geração de consumidores já pesquisa o que está comprando e de quem. A sustentabilidade, além de ajudar na preservação ambiental e no respeito aos direitos humanos, ganha uma relevância para o incremento dos negócios”, disse o executivo.
Estrutura
Com 18 unidades no Ceará, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e duas na Argentina, o grupo Dass emprega, diretamente, mais de 26 mil pessoas. Mas a importância econômica e social da gigante calçadista não se resume a isso.
São diversas ações na área ambiental, social e cultural. Entre seus destaques, na área ambiental, está a reutilização do EVA utilizado na produção de solas, do poliéster usado na confecção e do papel utilizado nas áreas de serigrafia, de embalagens e administrativa.
Somente em 2023, conforme a empresa, retornaram para o ambiente produtivo mais de 470 toneladas de EVA e Borracha, 65 toneladas de poliéster e 6 toneladas de papéis pardos.
A preservação dos recursos naturais é outro ponto de atenção para o grupo. Na unidade de Vitória da Conquista/BA, foi criado um sistema para tratamento próprio de todo o efluente gerado, fazendo com que ele retorne para a fábrica e seja utilizado para áreas externas, banheiros e limpeza geral. Pelo sistema, são tratados mais de 260 metros cúbicos de efluentes por dia.
Economia
O coordenador de Sustentabilidade do grupo, Rodrigo Marques, destacou, ainda, que todas as unidades trabalham com energia renovável. Além da preservação ambiental, ele ressalta a economia gerada. Em 2023, a redução de custos, somando todas as iniciativas focadas na circularidade de resíduos (EVA, Borracha, PES e papel) e na aquisição de energia proveniente de fontes renováveis, ficou na casa de R$ 11 milhões.
Social
Na área social e cultural, o destaque do grupo é o Programa de Inclusão, Equidade e Diversidade. Com o tema “Somos a soma de diversas realidades: respeito, inclusão e diversidade fazem parte da nossa identidade”, a empresa se posiciona em favor da diversidade, entendendo que esta afeta todos os fatores de construção social, como: pessoas com deficiência (PCD), equidade racial, mulheres protagonistas, gerações e LGBTQIA+.
Empenhado em fomentar ambientes cada vez mais equitativos e inclusivos, em paralelo ao Programa, o grupo Dass, também lançou sua Cartilha de Inclusão, Equidade e Diversidade, que busca orientar, capacitar e educar os colaboradores de suas unidades, escritórios e lojas para relações saudáveis e de respeito às pessoas em sua totalidade.
A integração com as comunidades em que está inserido é outra preocupação do grupo. Segundo Marques, em 2023, foram investidos mais de R$ 580 mil em ações e projetos sociais que beneficiaram 17 grupos e entidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Ceará. A orientação ao voluntário também faz parte da cultura da empresa, que estimula o trabalho social de seus colaboradores.
Sobre o Origem Sustentável
Criado pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista.
Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias são: Diamante (80% dos indicadores alcançados); Ouro (60%); Prata (40%) e Bronze (20%).
As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.