EMBURRECENDO…

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 09:04
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

UM ENSINO SUPERFICIAL, COLORIDO, LIMITADO, LÚDICO ETC…

Professores conscientes desesperados…

Dias atrás atendi a um telefonema de uma professora que quer vir ter aulas de didática ao piano, desesperada como rumo que a sociedade tomou em querer facilitar tudo e não pensar mais.

Um outro professor de teclado, jovem, fez o mesmo comentário : – o que está acontecendoque os alunos não querem pensar?

Ontem, uma amiga, professora de piano nos EUA se queixou da mesma coisa: – os alunos querem tudo pronto, não querem ler nem pensar.

Outra brasileira, professora de piano, que mora nos EUA também comentou a mesma coisa.

E por aí, vários comentários vindos dos mais variados lugares ( exceto ÀSIA), estão mostrando o quanto a humanidade está alienada, com preguiça mental, com falta de perseverança, egos exacerbados querendo que os alimentemos com elogios infindáveis, cada vez mais querendo ‘ joguinhos musicais ‘ para os ensinar a ler, mas não aprender a ler, querem ‘ clicar e acontecer o som’.

Muito bom conversar com várias pessoas de locais diferentes dizendo a mesma coisa sobre o SER HUMANO .

Isso reforça a minha conduta didática de que o aluno precisa pensar, pesquisar, se esforçar, colocaro cérebro para trabalhar. Dar cada vez mais serviço para seu cérebro. Provocar suas emoções para que aprenda a interpretar, se sinta apto para transmitir uma ideia musical, enfim …

Estivemos conversando sobre as NOVAS METODOLOGIAS coloridas,facilitadas, cheias de ‘ colas ‘para os alunos saberem que nota é aquela. Adesivos pregados nas teclas dos pianos,todos os alunos sendo tratados como se fossem incapazes , débeis,sem condição de raciocinar ou aprender, como aprenderam o seu idioma natal.

‘ Agora este livro não se usa mais ‘ … TEM QUE SER OUTRO, BEM COLORIDO E ATUAL…Mas o que é isso ?Digamos que os CLÁSSICOS da literatura não servem mais porque agora tem livros de autoajuda? É exatamente isso que está acontecendo.

Existem livros indicados para cada mão sim, para cada personalidade sim, para cada dificuldade ou facilidade, sim, que possamos individualizar o estudo de piano para que cada pessoa em sua identidade única de tamanho de mãos e de personalidade possam se desenvolver o melhor possível. Mas isso não significa que temos que considerar as pessoas INCAPAZES de aprender a ler. E para isso encher de desenhos coloridos como se estivessem na escolinha maternal para terem atrativos.

Algumas professoras antigas, querem ser ‘ modernas ‘e adotam estas falsas cartilhas coloridas e débeis para que todo mundo fique feliz . E não é só no Brasil, estamos vendo isso pelo mundo. Se existem livros assim por toda parte, significa que existem pessoas ‘ tentando retardar a forma de aprender ‘ de outras pessoas e criam coisas altamente absurdas do ponto de vista de aprendizagem.

Na Ásia vemos criancinhas lendo partituras enormes avançadas , sem excesso de cores e desenhos. Lendo fluentemente a partitura como se lessem um texto com letras pretas no papel branco .

Vamos nos atentar para estas cartilhas ‘ facilitadoras ‘ e emburrecedoras.

E quem quiser ‘ ficar na moda e atualizado ‘ vá para a Ásia onde a moda é BACH, MOZART, BEETHOVEN, SCARLATTI, HAENDEL, E TANTOS OUTROS.

ADORO CORES!

NÃO SOU CONTRA OS DESENHOS !

APENAS … CADA VEZ MAIS AS PESSOAS QUEREM IMAGENS E QUE TUDO SE FAÇA SOZINHO SEM PENSAR !

CUIDADO!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero