Em Franca, vacinação contra Poliomielite e Sarampo continua nas UBS

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de outubro de 2020 às 22:54
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 06:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As doses da vacina continuarão disponíveis na rotina das Unidades Básicas de Saúde, se segunda à sexta

Embora a campanha em âmbito nacional de vacinação contra a poliomielite seja encerrada em alguns municípios nesta sexta-feira (locais em que o ponto facultativo não sofreu alteração), em Franca a situação não deve sofrer alterações a partir da próxima terça-feira. 

As doses da vacina continuarão disponíveis na rotina das Unidades Básicas de Saúde, durante o período das 9h às 16h, tendo como público alvo crianças e adolescentes de 1  a 15 anos de idade. 

Também seguem sendo oferecidas as vacina contra o Sarampo e a gripe Influenza. 

Os números da Secretaria de Saúde, apurados até essa quinta-feira, apontaram que no dia D se apresentaram nos postos mais de 3,3 mil pessoas, porém dessas, somente 873 doses foram aplicadas. 

Na mesma ocasião, da vacina oral (gotinhas), foram aplicadas 3,6 mil doses. Até essa semana a soma geral apontava para o comparecimento de cerda de 6 mil pessoas, com 3,2 mil doses aplicadas, enquanto da vacina oral, cerca de 7 mil receberam as gotinhas.

Sarampo​

Os números atualizados da campanha de vacinação contra o Sarampo em Franca, apontam que no dia D, 201 pessoas compareceram na faixa de 6 meses a 29 anos, com 29 doses aplicadas. 

Entre 30 a 49 anos, 205 pessoas foram imunizadas. Até a última quarta-feira, entre crianças de 6 meses e adultos de 29 anos, 6.210 passaram pelas Unidades Básicas, sendo que 2.377 doses foram aplicadas.  

Entre os adultos de 30 a 49 anos, apenas 205 doses foram aplicadas no primeiro momento, números que atualizados até essa semana, elevou para 3.568 vacinas aplicadas nesse público.

Números do País​

Dados contidos em um dos últimos balanços do Ministério da Saúde (MS), divulgado no começo da semana (26), mostravam que apenas 35% do público-alvo foram vacinados, o que corresponde a 4 milhões de crianças nessa faixa etária.   

Faltam, portanto, vacinar 7,3 milhões de crianças para que se atinja a meta de imunizar 11,5 milhões do público-alvo. 

A campanha teve início no dia 5 de outubro e está ocorrendo simultaneamente à campanha de multivacinação, que tem por objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Segundo o balanço divulgado no dia 26, a maior cobertura vacinal ocorreu no Amapá, com 62,59% de cobertura, seguido da Paraíba, com 50,11%. A menor cobertura é em Rondônia, com 11,76%. 

Em nota, o Ministério informou que a partir de dados preliminares, até o momento 232 (4,16%) municípios atingiram a meta de 95% de crianças vacinadas. 

A recomendação aos Estados e Municípios que não atingirem a meta é continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano.


+ Saúde