compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Objetivo do projeto é oferecer aos alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais atividades de reforço escolar
Alunos de escolas municipais de Franca terão projeto de reforço
A Secretaria de Educação anunciou a normatização do Projeto de Recuperação Contínua e Paralela de Apoio às Aprendizagens na Rede Municipal de Ensino, por meio da Resolução 28, publicada na última quinta-feira, no Diário Oficial do Município.
O projeto, que será realizado em 35 escolas municipais de Educação Básica (EMEBs), objetiva oferecer aos estudantes, atividades e situações de aprendizagens significativas que reforcem, retomem ou aprofundem seus conhecimentos para o desenvolvimento das habilidades esperadas para os alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
As ações iniciadas no segundo semestre de 2021, passarão a contar com acompanhamento criterioso em relação aos avanços dos estudantes, por meio dos registros que serão feitos pelos professores.
Todo o histórico do aluno, referente a recuperação, deverá ficar arquivado na unidade escolar para ser, eventualmente, analisado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação e pela supervisão da Diretoria de Ensino, comprovando por meio de registros e resultados alcançados, que a unidade escolar está assegurando mecanismos de recuperação aos estudantes.
Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou que as atividades serão planejadas, de acordo com os níveis de desempenho dos estudantes em relação às habilidades previstas no mapa de foco.
Após dois anos de pandemia da Covid-19, os grupos de alunos estão bastante heterogêneos, o que exige um planejamento de atividades mais costumizadas por parte dos professores.
“O foco deverá ser na alfabetização, nas atividades de leitura, produção de texto e nos conceitos mais básicos de matemática”, detalhou a secretária.
Segundo ela, a recuperação paralela terá início no próximo dia 2 de maio e vai se estender até meados de dezembro, no contraturno escolar, com turmas compostas por 10 estudantes, no mínimo e máximo de 20 alunos.
As equipes escolares analisaram, identificaram e concluíram a indicação dos estudantes que serão público-alvo dessa ação.
Caberá à equipe gestora, a convocação de pais e /ou responsáveis para ciência do encaminhamento do aluno, às aulas de reforço, mediante assinatura de termo.
A frequência dos alunos deverá ser registrada pelos professores, controlada e acompanhada pela orientação educacional.
A equipe gestora e os professores deverão organizar as ações para a realização do Projeto “Um dia Diferente”, podendo ser estendido para dois dias, considerando o processo de aprendizagem, no intuito de garantir a recuperação da aprendizagem, a equidade no atendimento aos alunos, assim como a oportunidade para a recuperação das habilidades previstas para o ano.
O professor interessado em ampliar a jornada de trabalho para ministrar aulas de reforço, deverá se inscrever até esta terça-feira, 26, na unidade escolar em que esteja lotado.
O profissional poderá atuar em outras escolas, desde que tenha vaga, não haja professor interessado e receba anuência do diretor de sua escola de origem.
A seleção dos professores será feita pelo diretor da escola, que deverá encaminhar até a próxima quinta-feira, 28, os nomes indicados para a Secretaria de Educação.
Durante essa semana, os profissionais indicados e a equipe gestora, deverão providenciar o planejamento das atividades iniciais, os horários de atendimento aos grupos de estudantes, compartilhando informações com os responsáveis, sobre os objetivos que pretendem desenvolver.
Atualmente, estão matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 12.656 alunos.