compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Somente na região dos bairros São Domingos e Jardim Paineiras, Região Norte, 6 animais foram recolhidos
Operação conjunta da Guarda civil e Canil Municipal recolheu 10 animais de grande porte solto nas ruas
Uma operação conjunta feita por equipes do Canil Municipal de Franca e a Guarda Civil, na madrugada da última terça-feira, 6, possibilitou a recolha de, pelo menos, 10 animais de grande porte soltos em diferentes pontos da cidade.
Somente na região dos bairros São Domingos e Jardim Paineiras, Região Norte, 6 animais foram recolhidos. Entre eles, estavam 4 éguas e 2 cavalos.
O resultado disso é que a manhã da terça-feira foi de movimento intenso no Canil, localizado no bairro City Petrópolis, onde alguns proprietários ao tomarem conhecimento das apreensões, foram buscar informações e se orientar sobre a retirada dos mesmos.
Outras apreensões foram registradas ainda, no período da manhã, através de denúncias recebidas pelos telefones da Guarda Civil, 153 e 3724-1033, nas imediações do trevo do Parque do Horto, na saída para a rodovia, na Vila Formosa, entre o Jardim do Éden e bairro Santa Mônica, com dois cavalos que estavam pastando nas margens da rodovia Tancredo Neves, que liga Franca a Claraval.
As denúncias de animais de grande porte, soltos em vias e áreas públicas, devem ser feitas para o Canil Municipal pelo telefone (16) 3703-9389 e Guarda Municipal pelo 153 ou 3724-1033.
Consequências
A legislação municipal estipula punições para os proprietários, que deixam seus animais soltos na área urbana, com agravantes para ocorrências caracterizadas com maus tratos e se estiverem em vias públicas, dando causa a riscos de acidentes.
A Guarda Civil faz aplicação da multa cabível, de acordo com cada situação, que pode chegar a R$ 1,4 mil, baseando-se nos dispositivos contidos nos Códigos do Meio Ambiente e de Defesa Animal.
Uma vez recolhido ao Canil Municipal, para retirar o animal, o dono deve recolher uma taxa de estadia, cuja diária, atualmente, é de 1 UFESP (Unidade Fiscal do Estado), na ordem de R$ 34,2.
Os casos de reincidência, ou seja, animais que já foram recolhidos e chipados, são encaminhados a Guarda Civil, aplicada nova multa, com o agravante de serem remetidos ao Ministério Público para outras providências judiciais.