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Obras do DER em trecho de 11,4 ,km entre as cidades de Batatais, Franca e Restinga vão beneficiar mais de 350 mil pessoas
O governador Tarcísio de Freitas autorizou nesta quinta-feira (18), em Franca, o início das obras de pavimentação da Rodovia Rio Negro e Solimões (SP-336) no trecho entre as cidades de Batatais, Franca e Restinga, em uma extensão total de 11,4 km.
O investimento previsto é de R$ 42,8 milhões e vai beneficiar uma população somada de mais de 350 mil pessoas.
“É uma alegria estar aqui dando essa ordem de serviço, tornando a pavimentação dessa estrada uma realidade. Quando a gente resolve fazer investimento em infraestrutura, o primeiro reflexo é no emprego gerado e na contratação de pessoas que vão dar duro e fazer a diferença”, afirmou Tarcísio.
“Há quanto tempo a pavimentação desse trecho é aguardada, mais de 35 anos. Nós vamos fazer mais, não vamos parar por aí, porque é o que a região de Franca merece”, acrescentou.
Gerando empregos
A cerimônia também reuniu a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, diretores do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a deputada Delegada Graciela, deputados, prefeitos, vereadores e moradores das cidades atendidas pela rodovia. A obra deverá gerar 268 empregos, entre diretos e indiretos.
“É uma obra emblemática para o Governo de São Paulo e muito esperada pela região, com investimento de R$ 42 milhões em mais de 11 km. A previsão é que até abril ou maio do ano que vem a gente conclua. Demos a ordem de serviço hoje e vamos concluir para ter o benefício para a população, melhoria no escoamento e mais qualidade de vida”, disse a secretária Natália Resende.
Anseio antigo – bem antigo
Em seu discurso de agradecimento ao governador Tarcísio de Freitas, a deputada delegada Graciela disse que *a marca importante do governador é retomar obras paradas. E depois de mais de 20 anos o nosso Tarcisão do asfalto está aqui liberando a ordem de serviço para a pavimentação da Rodovia Rionegro & Solimões. É preciso acabar com os transtornos causados aos moradores aqui da região e aos motoristas que passam por esta rodovia”.
A deputada Graciela ainda ponderou que o governador tem tido um olhar lá na frente para atrair mais investimentos paro o Estado, além de garantir mais segurança ao cidadão com repressão ao crime organizado e outras ações.
Ela ainda destacou as mudanças na saúde com regionalização, mudança na tabela do SUS paulista, mais recursos para as Santas Casas e hospitais, além da abertura de mais leitos e retomada de muitas obras que estavam paradas. “Sem dizer, governador, dos investimentos habitacionais como o programa Casa Paulista. Na educação, as reformas de escolas e implantação do Provão Paulista”, destacou a parlamentar.
A deputada Graciela acompanhou o governador na inspeção das obras do futuro Hospital Estadual, que deverá ser inaugurado em 2025.
Escoamento
A pavimentação da rodovia atende a uma demanda antiga para melhoria do tráfego na região de Franca, especialmente em períodos de chuvas. A pista dá acesso ao Aeroporto de Franca e a condomínios de chácaras e casas, além de empreendimentos comerciais e empresas de diversos segmentos.
O trecho também é uma importante rota para escoamento da produção rural, como cana-de-açúcar e café. O prazo de execução das obras é de 12 meses, com previsão de entrega em abril de 2025.
Linha do tempo
Com o anúncio do início da pavimentação da Rodovia Rionegro e Solimões feito pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nesta quinta-feira, Franca vira uma página espinhosa na história de sua infraestrutura de transporte.
Quem mora, cultiva ou trabalha em empresas localizadas na rodovia, uma das poucas não pavimentadas do Estado, sabe bem qual será a relevância desta obra. Financeiramente falando, serão investidos R$ 43 milhões, aproximadamente, e com respeito à melhoria na qualidade de vida das pessoas.
O governador também surpreendeu e anunciou que vai investir mais na estrada e afirmou que fará também a pavimentação do trecho seguinte ao que será asfaltado agora, de 22 quilômetros, chegando até Batatais.
Primeiros quilômetros
O vereador Daniel Bassi, que abraçou essa causa desde o início de seu mandato, após ser procurado por moradores e sitiantes da Rionegro e Solimões, se disse emocionado com o anúncio da obra.
“Eu fui procurado muitas vezes pelo pessoal. Fui lá em dia de chuva, atolei meu carro. Fui em dia seco, comi poeira, e senti na pele que a pavimentação era necessária. Por isso, topei entrar numa demanda que muita gente já havia jogado a toalha, fui criticado, mas insisti, procurando o DER, o governador Tarcísio, o vice-governador Felício, o secretário Kassab. E ver agora a obra começar, é uma alegria enorme”, disse Bassi.
Serão pavimentados inicialmente os primeiros 11 quilômetros da rodovia, o que dará um ganho de tráfego imenso no local. Se o governador cumprir com o comprometido, serão mais 22 quilômetros, totalizando 33 quilômetros de pavimentação.
“Quem mora lá, vai poder ir e vir. Quem trabalha, também. Os produtores vão escoar a produção. É uma prova de que um mandato político e a administração pública podem melhorar a vida da população”, afirmou o vereador Bassi.
Muitas mãos
Bassi fez questão de destacar que não será feito somente a pavimentação, mas toda a parte estrutural, para escoamento de água, por exemplo, que dará qualidade e durabilidade à obra.
E o parlamentar também destacou que muita gente participou da conquista dessa benfeitoria para Franca, Restinga, Batatais e toda a Região.
“Faço questão de destacar o sempre deputado Roberto Engler, que batalhou muito por esse asfalto no passado. O deputado Arnaldo Jardim, defensor incansável da população; o governador Tarcísio, sempre cumpridor da palavra; o vice, Felício Ramuth, o secretário Kassab, o senador Marcos Pontes, sempre solícito, a empresária e coordenadora regional do PSD, Flávia Lancha, e o prefeito Alexandre Ferreira. Uma construção coletiva na qual o povo sairá vitorioso”, concluiu Bassi.
A obra terá início imediatamente, com a assinatura da Ordem de Serviço pelo governador Tarcísio, com investimento de quase R$ 43 milhões e previsão de conclusão em até 18 meses.
Obras viárias do DER
Atualmente, o DER administra 119 intervenções em rodovias estaduais e municipais, cobrindo uma extensão de 2,21 mil km. O investimento total é de R$ 3,54 bilhões, em benefício direto de aproximadamente de 14 milhões de pessoas. As obras em execução atingiram um pico de 12,5 mil vagas de trabalho.
Somente em 2023, o DER entregou 278 obras viárias em todas as regiões do estado de São Paulo, totalizando 3,65 mil km de vias modernizadas e investimentos de R$ 4,1 bilhões.