Em Franca, Coleta Seletiva pode retomar serviços na segunda-feira, 10 de agosto

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de agosto de 2020 às 14:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Capacitação e orientações sobre utilização de EPIs, além da vacinação, foram realizados nesta quinta, 06

A Prefeitura de Franca em trabalho conjunto com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperfran), realizam os preparativos para o retorno dos serviços, possivelmente a partir da próxima segunda-feira, 10, da coleta seletiva na cidade. 

A direção da entidade providenciou as adequações nas instalações que foram sugeridas e um engenheiro civil da Prefeitura (Secretaria de Planejamento Urbano), fez a vistoria final e deu sinal verde para retomada das atividades.

Esse retorno atende a todos os protocolos de segurança definidos pelas autoridades sanitárias, visando a proteção dos colaboradores de contaminação da Covid-19. 

A Prefeitura fechou um recente TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), com o Ministério Público, onde se comprometia a oferecer capacitação sobre a utilização dos equipamentos de segurança (EPIs) e isso estava programado para ocorrer nesta quinta-feira, 06.

Não será realizada apenas a capacitação, mas também atualização das vacinas e realização dos testes com todos aqueles profissionais envolvidos no trabalho. 

Todo processo foi realizado com as equipes da Vigilância Sanitária, das 8h às 11h, no Salão Azul da Secretaria de Saúde. 

O intuito é oferecer instruções e orientações adequadas de como trabalhar com segurança, usando luvas, máscaras e demais dispositivos que os auxiliem em sua proteção. 

Cerca de 30 profissionais participaram do treinamento e dependendo do desfecho das tratativas seguintes, na segunda-feira, dia 10, estarão a postos no Centro de Triagem montado no Distrito Industrial.

Campanha

A partir da decisão da voltar dos serviços de coleta seletiva, a população pode fazer a diferença, sendo uma forte aliada para fazer aumentar o volume de material reciclável a ser reaproveitado. 

Basta se atentar para a programação semanal, com os horários que os caminhões passam, separar e deixar os materiais nos locais de costume. 

Essa tabela estará sendo divulgada e poderá ser consultada no site www.franca.sp.gov.br

Junto com a empresa Seleta, que faz o serviço de limpeza urbana, a Prefeitura pretende, dentro de suas condições, implementar uma forte campanha institucional, de maneira e difundir ao máximo a retomada desse importante trabalho do ponto de vista social e ainda mais ambiental. 

Mais informações podem ser obtidas com Eliana Giuberti, coordenador de Educação Ambiental, tel. 3711-9439 ou Diana Angélica de Bastos, presidente da Cooperfran, tel. 99131-7613.


+ Serviços