Eleições municipais: tempo médio de votação foi de 24,8 segundos no primeiro turno

  • Marcia Souza
  • Publicado em 11 de outubro de 2024 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com os eleitores escolhendo somente prefeito e vereador, não houve grandes filas

 

Durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024, os eleitores de São Paulo levaram, em média, 24,8 segundos para registrar seus votos na urna eletrônica.

A votação ocorreu no último domingo (6), quando os paulistas escolheram seus representantes para os cargos de prefeito e vereador em 645 municípios.

No segundo turno, apenas 18 cidades terão nova votação para o cargo de prefeito, com previsão de um tempo médio ainda menor, uma vez que apenas um voto será registrado.

As mesárias e mesários, por sua vez, gastaram em média 23,22 segundos para habilitar os eleitores, processo que envolve a digitação do número do título de eleitor ou do CPF em microterminais. Este atendimento inclui a identificação do eleitor no caderno de votação e a confirmação de identificação dos que possuem cadastro biométrico.

Para liberar o voto na urna, podem ser realizadas até quatro tentativas de identificação por biometria. Caso estas falhem, é feita uma pergunta sobre um dado pessoal para a liberação. A apresentação do e-Título com foto ou outro documento oficial também é obrigatória.

Eleitores com Biometria

Dos 34,4 milhões de eleitores aptos a votar no 1º turno, 8,7 milhões (25,3%) não compareceram às urnas. Entre os mais de 25 milhões que votaram, 84,87% utilizaram a biometria, validando sua identidade por meio da impressão digital.

O segundo turno será realizado no dia 27 de outubro, com votação na capital e em 18 cidades, incluindo Guarulhos, São Bernardo do Campo e Santos, totalizando 15.607.998 eleitores aptos.

De acordo com a Constituição Federal, o segundo turno é aplicado nas cidades com mais de 200 mil eleitores, quando nenhum candidato à prefeitura alcança a maioria absoluta, definida como mais da metade dos votos válidos, excluindo brancos e nulos. Essa regra visa garantir maior representatividade aos eleitos.


+ zero