O eclipse solar total começa no Oceano Atlântico, às 6h, e termina às 10h. O pico ocorre por volta das 8h – todos horários brasileiros
Nesta terça-feira (25), parte do mundo presenciará a Lua passando em frente ao Sol, em um eclipse solar parcial — o último de 2022.
Mas, infelizmente, ele não será visível do Brasil. A não ser por portais da internet (saiba mais, abaixo).
O fenômeno será visto em quase toda a Europa, em parte da Rússia, no Norte da África, no Oriente Médio, no Sudoeste asiático, na Índia e em um pedacinho da Groenlândia.
Segundo notícia do portal UOL, ele começa no Oceano Atlântico, às 6h, e termina às 10h. O pico ocorre por volta das 8h.
Quem por acaso estiver viajando por algum dos lugares mais sortudos, poderá acompanhar o eclipse com seus próprios olhos.
Mas mesmo quem estiver por aqui poderá, de alguma forma, fazer isso. Alguns observatórios pelo mundo irão transmitir o fenômeno ao vivo, na manhã de terça-feira.
O que veremos?
Dependendo de onde for observado, o eclipse é mais ou menos intenso. No pico e do local mais bem posicionado (no caso, o polo norte, onde não há muitos observadores), o Sol será 82% bloqueado pela Lua — não será um alinhamento perfeito, por isso é um eclipse “parcial”.
Ou seja, vemos uma “fatia” do Sol, com um formato que parece uma Lua crescente, como se tivesse levado uma mordida.
Três portais onde ver o eclipse solar na Internet
A seguir, a relação de três portais que transmitirão o eclipse solar em tempo real. As transmissões devem começar por volta das 6 horas da manhã, no horário brasileiro. O pico do eclipse está previsto para as 8 horas.