É preciso lavar o peru de Natal? Saiba os cuidados no preparo do alimento

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 23 de dezembro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Você costuma lavar o peru? A prática, que parece higiênica, pode espalhar bactéria pela cozinha e não é recomendada por especialistas. Entenda!

Você costuma lavar o peru antes do seu preparo? Talvez seja melhor não fazer isso! Foto Freepik

 

Peru, chester ou pernil são algumas das carnes consumidas durante as festas de Natal. Mas algumas discordâncias rodeiam o preparo dessas proteínas – como a necessidade ou não de lavá-las antes do cozimento.

Apesar de ser uma prática comum, a lavagem pode ser perigosa. Saiba quais cuidados tomar para evitar contaminações!

Ao lavar o frango em pias, a água pode se espalhar. Ao mesmo tempo, bactérias presentes na carne, como a salmonela, também se espalham pela pia, bancada e pelos utensílios.

“A água corrente não elimina as bactérias. Ao contrário, pode dispersá-las, aumentando o risco de contaminação cruzada”, explica Yann Kamps, head chef do Le Cordon Bleu Rio de Janeiro.

A contaminação cruzada é a transferência de contaminantes de um objeto ou alimento para outro. Esse processo pode levar a intoxicações alimentares e a sintomas como cólicas, diarreias e dores de cabeça.

Ainda, os especialistas destacam não haver necessidade de higienização anterior ao preparo, já que o calor do cozimento elimina as bactérias. “Certifique-se de cozinhar o peru na temperatura interna correta, acima de 74 °C”, aconselha Yann.

“Caso o peru venha com resíduos, como penas ou sangue, remova com um papel-toalha limpo, descartável e sem usar água”, complementa. O papel também pode ser usado para reduzir a umidade do frango.

“Para um aspecto dourado e bonito, a ave deve estar seca antes de ir ao forno”, diz Suzana Lima Camacho, coordenadora dos cursos de pós-graduação em nutrição do Senac EAD

Segundo ela, guardar o peru na geladeira pode reduzir a presença de bactérias. “Em casa, o peru deve ser guardado no congelador e descongelado na geladeira por 24 horas antes de ser assado”, diz a nutricionista

Outro cuidado a mais na manipulação de carnes é lavar as mãos antes e depois com água e sabão.

Atente-se, ainda, a usar tábuas separadas para diferentes ingredientes, já que são outros fatores que podem levar à contaminação cruzada.

*Informações Casa e Jardim


+ Gastronomia