Você pode usar esta técnica para limpar as próprias telas dos laptops e telefones celulares — que, normalmente, não aceitam produtos de limpeza mais agressivos ou que contenham álcool. Mas as impurezas do vinagre, que consistem principalmente de água não destilada, podem causar problemas se o produto for aplicado em placas de circuito impresso.
Câmeras que ficam armazenadas por muito tempo com as pilhas, muitas vezes, sofrem vazamentos catastróficos que podem impedir o funcionamento da máquina.
Nestes casos, o vinagre é a solução, segundo o comerciante de câmeras de Tóquio, no Japão, Bellamy Hunt, da empresa Japan Camera Hunter.
“Você não precisa de muita coisa, basta um cotonete e um pouco de paciência”, ensina ele. “E você pode se maravilhar enquanto o ácido remove suavemente a corrosão e os seus cotonetes vão ficando com cor verde-azulada. É a ciência em ação.”
‘Para o compartimento de pilhas, não existe alternativa melhor, nem mais barata”, afirma Hunt. “A menos, é claro, que você tenha um limoeiro no jardim.”
Outros usos
O técnico de reparo de câmeras australiano Brett Rogers afirma que o vinagre tem ainda outros usos no setor.
“Ele é bom para remover odores de equipamento muito sujo, que tenha ficado na casa de um fumante por anos, por exemplo. Isso pode ser difícil”, conta. “Normalmente, eu prefiro combater a sujeira e o pó do lado externo com um pano e um pouco de álcool isopropílico. Mas, se for realmente difícil, entra em cena o vinagre.”
“Também já usei vinagre em algumas lentes muito opacas”, segundo ele. “Não é o meu primeiro recurso. Mas, se tenho um problema real e a lente estiver tão ruim que não há nada a perder, tento acetona ou vinagre.”
O vinagre é muito eficiente para matar fungos e o interior das lentes das câmeras pode ficar facilmente infestado em condições úmidas.
Mas Rogers adverte que o vinagre, mesmo diluído, pode ser muito agressivo para alguns revestimentos de lentes.
Por isso, ele costuma usar o produto em equipamento óptico mais moderno.
Vinagre pode eliminar odores?
O ácido acético do vinagre, por si só, é altamente pungente e nem todos acham seu odor agradável. É um componente comum do mau odor do corpo, por exemplo.
Mas, como ácido suave, ele também reage facilmente com substâncias odoríferas alcalinas (bases), como a amônia, que cria o forte cheiro da urina concentrada, e trimetilamina, com seu distinto odor de peixe.
Alguns entusiastas da limpeza recomendam ferver uma panela de vinagre para ajudar a se livrar de odores fortes, transformando o ácido acético em vapor. Desta forma, ele pode reagir mais facilmente com as bases voláteis em um cômodo.
Mas os vapores concentrados do ácido acético podem também irritar os olhos e as vias aéreas. E deixam aquele cheiro persistente de vinagre por toda a casa.
Neutralizando odores
Uma alternativa pode ser aplicar vinagre líquido sobre as superfícies. O forte odor deixado pelos peixes, por exemplo, pode ser neutralizado lavando-se com um ácido suave, como vinagre.
Ele reage com as aminas dos óleos de peixe, formando sais que não ficam suspensos no ar para prejudicar o seu nariz. Mas o suco de limão — que contém ácido cítrico, em vez de ácido acético — costuma ser recomendado como uma alternativa mais palatável, especialmente quando o problema é o cheiro do peixe nas mãos.
Já se descobriu também que alguns tipos de vinagre — como o vinagre de madeira, que é muito mais pungente do que os tipos domésticos, de malte e vinho — são eficazes para neutralizar o poderoso cheiro dos chiqueiros de criação de porcos.
Por tudo isso, o vinagre pode ter uma série de usos domésticos, embora haja situações em que talvez seja melhor optar por uma alternativa comercial.
E, faça o que fizer, não use o tipo tinto ou balsâmico em hipótese alguma, do contrário, você terá que passar horas esfregando mais aquela mancha.