Drone fabricado por empresa de Franca é aprovado para realizar entregas de até 24 km

  • Nene Sanches
  • Publicado em 21 de abril de 2024 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipamento fabricado por empresa de Franca poderá operar carga de até 6,5 kg em até 24 quilômetros fora da visão do piloto

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou um modelo de drone que pode realizar entregas, conhecido como “drone delivery”. A aeronave DLV-2 é fabricada pela Speedbird Aero, com sede em Franca.

De acordo com a Anac, esse projeto tem capacidade de transportar cargas de até 6,5 quilos e operar a uma distância de 24 quilômetros além do alcance visual do piloto(BVLOS).

O modelo DVL-2 é uma evolução do DVL-1 NEO, que foi aprovado pela agência em 2022 e foi o primeiro utilizado para operações de entregas no país.

No Brasil, 15 modelos de drones são autorizados a realizar entregas.

Sobre a permissão

Para que operações de entregas com drone sejam realizadas, o equipamento tem que ter o projeto aprovado pela Anac, além de obedecer os critérios operacionais estabelecidos pela agência e de uso do espaço aéreo, publicados pela Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

Detalhes sobre o drone DLV-2

Segundo notícia do portal A Cidade On, o drone tem capacidade para o transporte aéreo de cargas pesadas, como itens industriais, embalagens de bebidas, materiais biológicos e diversos pedidos de comércio eletrônico.


+ Tecnologia