Doutorando em História da Unesp Franca ganha bolsa de estudos no Reino Unido

  • Entre linhas
  • Publicado em 25 de setembro de 2018 às 11:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fernando Pereira dos Santos já está em Londres para estágio no Royal Holloway – University of London

O docente Fernando Pereira dos Santos já está em Londres para realizar estágio (Foto: Reprodução)

C​ontemplado com financiamento na modalidade de doutorado sanduíche pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, o docente Fernando Pereira dos Santos seguiu, ao início da segunda quinzena deste mês, para estágio de um semestre no Royal Holloway – University of London. O acadêmico, que integra o grupo “Escritos sobre os Novos Mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa” sob a orientação da Profa. Dra. Susani Silveira Lemos França, propõe-se a analisar elementos pertinentes à moralidade cavaleiresca na Inglaterra ao longo dos dois quartos intermediários do século XV, período que corresponde tanto as décadas finais da Guerra dos Cem Anos (1327 – 1453) como aquelas iniciais da Guerra das Duas Rosas (1455 – 1485).

Em linhas gerais, a pesquisa considera que o ingresso substantivo de combatentes na ordem de armas, advindos do âmbito externo da esfera aristocrática, foi um índice a balizar a fundamentação das práticas cavaleirescas em momentos de atuação marcial, ao mesmo tempo em que se advogou contra vícios supostamente intrínsecos aos contendores ingleses daquele momento.

Quando refletidos em conjunto, ambos os fatores permitem esboçar os contornos de parâmetros morais que sancionaram o enobrecimento dos “comuns”, onde a observação de certos elementos virtuosos do fazer marcial foi fator indispensável para a boa condução das armas. Para tanto, são avaliados os entendimentos lançados pelos letrados Stephen Scrope (1397 – 1492) e William Worcester (1415 – 1485?) em seus respectivos tratados denominados, a posteriori, como Boke of Knyghthode Boke of Noblesse, cuja tradução daquele último figura como um dos objetivos da investigação. Nesse sentido, sob a supervisão da historiadora britânica Catherine Nall, o pesquisador terá acesso a British Library, onde acederá não apenas ao único manuscrito conhecido do tratado, mas também poderá consultar outros escritos relacionados ao tema.

Sob o título de “Saberes sobre a guerra na Inglaterra do século XV: preceitos morais para novos cavaleiros”, a tese teve seus resultados parciais apresentados em banca de qualificação realizada na primeira semana deste mesmo mês. Ali, compuseram-na, além da orientadora do trabalho, os professores Fabiano Fernandes (UNIFESP) e Rafael Afonso Gonçalves (Pós-doutorando/USP).


+ Educação