Dormir profundamente pode ajudar a tratar a ansiedade, diz estudo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de novembro de 2019 às 23:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma noite de insônia pode aumentar a ansiedade em mais de 30%, diz artigo publicado no Medical News Today.

O sono tem muitos benefícios à saúde, relaxa as pessoas, permite que o corpo e o cérebro descanse, recuperando-se para o dia seguinte. Mas também pode ser a chave para ajudar a tratar a ansiedade.

Vários estudos associaram falta de sono e ansiedade e, agora, um novo estudo fortalece esse vínculo, garantindo que uma noite de insônia possa aumentar a ansiedade em 30%, disse o Medical News Today.

Os resultados do estudo mostram que o sono profundo é uma terapia natural para combater a ansiedade. 

Essas conclusões foram publicadas na revista Nature Human Behavior e o principal autor é Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia da Universidade da Califórnia.

O professor Walker e seus colegas se propuseram a examinar os efeitos de vários estágios do sono na ansiedade em 18 participantes. 

Os pesquisadores pediram a essas pessoas que assistissem vídeos emocionalmente perturbadores após uma noite inteira de sono e depois de uma noite de insônia.

Após cada visita, os participantes preencheram um questionário padrão de ansiedade chamado inventário da ansiedade por características do estado.

Os cientistas usaram ressonância magnética funcional e polissonografia para escanear os cérebros dos participantes adormecidos para identificar os estágios do sono. 

As tomografias cerebrais mostraram que uma área do cérebro chamada córtex pré-frontal medial foi desativada após uma noite sem dormir. “Estudos anteriores sugeriram que essa área do cérebro atenua a ansiedade e o estresse “, afirmou o artigo médico.

“Sem dormir”, explicam, “é quase como se o cérebro estivesse pesado demais no pedal do acelerador emocional, sem freio suficiente”.

Além disso, o estudo constatou que os níveis de ansiedade despencaram após uma noite inteira de sono e que essa redução foi ainda mais significativa em pessoas que passaram mais tempo nos estágios profundos, de ondas lentas e não REM.


+ Comportamento