Dormir menos de 6 horas dobra as chances de morte por doenças cardíacas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de dezembro de 2019 às 18:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para indivíduos com problemas cardíacos, hipertensão ou diabetes, as chances podem até triplicar

​É durante o sono que nosso corpo se restaura e se prepara para a próxima jornada. É também durante o descanso que uma série de outras doenças são prevenidas. 

Agora, um estudo da Pennsylvania State College of Medicine, aponta que dormir menos de seis horas por noite pode dobrar e até triplicar as chances de morte por doenças cardíacas ou câncer, especialmente se você sofre com algum distúrbio crônico. 

Os resultados apontam que indivíduos com pressão alta ou diabetes tipo 2 têm duas vezes mais chances de morrer por problemas cardíacos quando dormem mal e, para quem já tem um histórico familiar, dormir pouco pode até triplicar o risco de desenvolver câncer. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a cada hora 34 pessoas morrem por doenças cardiovasculares no Brasil, sendo que a pressão alta é o principal fator de risco. 

Segundo a Cartilha do Sono de 2019, publicada pela Associação Brasileira do Sono, pela Associação Brasileira de Medicina do Sono (AMBS) e pela Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros), deve-se dormir de 7 a 8 horas por dia.


+ Saúde