compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Ortopedista alerta sobre como a postura errada pode causar ou piorar dores nas costas ao dirigir e como corrigir isso
Com as viagens de fim de ano, um dos principais desconfortos são as dores nas costas ao dirigir – foto Shutterstock
Com as viagens de fim de ano chegando, muitas pessoas estão se preparando para ficar horas dirigindo. E, nessas longas horas de estrada, um dos maiores problemas são os desconfortos no corpo, especialmente as dores nas costas.
Ela ocorre, na maioria das vezes, por conta de uma má postura ao dirigir ou por ficar muitas horas sentado.
“A má postura ao dirigir pode levar a uma série de consequências, desde dores musculares e tensões até problemas mais graves na coluna, como hérnias e lesões na região lombar”, explica o Dr. Alexandre Guedes, ortopedista do esporte, cirurgião e especialista em coluna.
A seguir, veja dicas do especialista para não ter dores nas costas ao dirigir:
A postura correta ao dirigir
O primeiro passo para não ter dores nas costas ao dirigir é justamente acertar a postura.
“O banco do carro deve ser ajustado para garantir que você tenha o apoio correto na coluna e que seus joelhos fiquem ligeiramente flexionados. A coluna deve estar ereta, com o encosto do banco alinhado para apoiar a parte inferior das costas”, orienta o Dr. Alexandre.
Além disso, é importante que os braços também fiquem ligeiramente flexionados ao segurar o volante, para evitar a sobrecarga nas articulações.
Ajuste do assento
Ajustar corretamente o assento é um dos principais passos para garantir o conforto e a saúde da coluna durante a viagem.
“Se o banco estiver muito deitado, pode afetar sua visão e causar tensão na coluna. O ideal é que o ângulo do assento fique entre 100° e 110° para garantir uma postura confortável e alinhada”, recomenda o especialista.
Pausas regulares
Mesmo que você esteja com a postura correta, ficar muitas horas sentado pode causar problemas de rigidez muscular e sobrecarga na coluna. Assim, lembre-se de fazer paradas durante a viagem.
“Sempre que possível, faça pausas a cada uma ou duas horas para sair do carro, caminhar e alongar. Alongamentos simples, como esticar as pernas e fazer rotações com os ombros, podem aliviar a tensão e melhorar a circulação”, sugere o ortopedista.
Dicas de alongamentos simples
Nesses momentos de pausa durante a viagem, você pode tentar os seguintes alongamentos:
Alongamento dos ombros e pescoço: gire os ombros para frente e para trás e movimente a cabeça de um lado para o outro para aliviar a tensão na região cervical;
Alongamento das pernas: para aliviar a parte de trás das coxas, faça uma flexão de tronco com as pernas esticadas, tentando alcançar o chão. Mantenha a posição por 30 segundos;
Caminhada rápida: por fim, aproveite as paradas para caminhar por alguns minutos e ativar a circulação sanguínea.
*Informações Alto Astral