compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Especialista explica impacto das chuvas e mudanças no clima nas articulações e afirma ser possível driblar os desconfortos
Muita gente costuma “prever” a mudança climática pela dor nas articulações – foto Shutterstock
Você provavelmente já ouviu alguém de mais idade dizer que vai chover porque sentiu dor nas articulações, especialmente no joelho.
O que pode parecer uma relação incabível, na verdade, tem bastante fundamento. Afinal, o clima pode mesmo causar dores articulares.
A chegada do inverno trouxe uma mudança climática importante que pode, dentre outras coisas, aumentar dores no corpo.
Isso ocorre devido às respostas naturais do organismo contra baixas temperaturas, explica o neuro-ortopedista, Luiz Felipe Carvalho.
Como as articulações sentem o frio e a chuva
“Nosso corpo possui mecanismos naturais para se proteger do frio, como a contração muscular involuntária e a vasoconstrição. Isto é, quando os vasos sanguíneos se contraem, afetando a circulação, o que contribui para o aumento da intensidade de dores”, diz o especialista.
Além disso, o aumento da pressão atmosférica que ocorre nos dias que antecedem a chuva também podem aumentar a percepção de dor.
Isso porque essas mudanças climáticas alteram os receptores de pressão, chamados baroceptores, de forma semelhante a quando temos alguma degeneração ou lesão nas articulações, explica o médico.
Há ainda outras razões que causam o desconforto. “Quando a temperatura cai, o líquido sinovial, presente nas articulações, se torna um pouco mais espesso, fazendo com que as articulações pareçam mais rígidas, o que afeta principalmente pessoas com problemas articulares anteriores”, acrescenta Luiz Felipe.
Hábitos do inverno também podem aumentar as dores
Além dos efeitos da temperatura no organismo, a menor frequência de atividades físicas contribui para piorar dores.
“No inverno é comum que a frequência de atividades físicas e tarefas mais cotidianas que incluem movimentar as articulações sejam reduzidas, isso contribui também para a tensão no local e, consequentemente, o aumento das dores”, alerta o neuro-ortopedista.
Outro ponto importante, segundo o médico, é a menor quantidade de água que as pessoas costumam beber no tempo frio. Este mau hábito é outro fator que contribui para o aumento das dores.
Como evitar os efeitos do frio nas articulações
O especialista dá algumas dicas para evitar desconfortos na estação mais fria do ano. Confira:
1. Mantenha-se aquecido: use roupas quentes e camadas extras para proteger as articulações do frio;
2. Faça alongamentos: pratique alongamentos diários para manter a flexibilidade das articulações;
3. Hidrate-se bem: beba bastante água para manter o líquido sinovial em bom estado e as articulações devidamente hidratadas;
4. Use compressas quentes: aplicar calor nas áreas doloridas pode aliviar a rigidez e a dor.
*Informações Saúde em Dia