Donizete deve eleito novo presidente: Carlinho e Claudinei disputarão vice

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de dezembro de 2017 às 04:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Acordo de bastidores se volta à escolha de Claudinei, porém, o governo trabalha contra

​O vereador Donizete Mercúrio (PSDB) deve ser escolhido, na manhã desta quinta, o novo presidente da Câmara de Franca. Cumprindo seu terceiro mandato, tem o apoio de pelo menos nove vereadores contra seis que apoiam a candidatura de Claudinei da Rocha (PSB).

Uma reunião de bastidores, na terça desta semana, definiu um acordo que pode tirar Claudinei da disputa e tornar Donizete o único candidato. Para tanto, firmou-se um apoio informal de dois vereadores que são aliados do tucano, Della Motta, do Podemos, e o também tucano Tony Hill, à escolha de Claudinei como vice-presidente.

Mas os mesmos bastidores afirmam que o acordo não agradou o governo, que já teria indicado à toda sua base, inclusive Tony Hill, a votar em Carlinho Petrópolis para vice. Seria a segunda “rasteira” de Gilson de Souza (DEM), por meio dos vereadores governistas, sobre Claudinei da Rocha. 

A primeira foi justamente a articulação para a eleição de Donizete, iniciada no gabinete do prefeito e contando com seu irrestrito apoio. Claudinei, antes próximo do governo, distanciou-se de Gilson após alguns episódios, como votar pela abertura da Comissão Processante e discutir com Nirley de Souza (PP), irmão de Gilson, e Corrêa Neves Júnior (PSD), líder informal do prefeito na Câmara.

Donizete, que não tem nada com isso, topou o desafio e poderá ser, em seu décimo ano de vereança, o chefe do Poder Legislativo no próximo ano, com possibilidade legal de reeleição por mais um ano.


+ Política