Doação de órgãos de jovem morto na Santa Casa de Franca salva três vidas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de setembro de 2018 às 06:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Família aprovou retirada de pulmões, rins e fígado de jovem francano de 20 anos

Equipes médicas transportam pulmão de jovem morto após atropelamento em Franca, SP — Foto: Stella Reis/EPTV

A doação dos órgãos de um jovem de 20 anos, morto após um atropelamento, mobilizou equipes de três hospitais nesta quinta-feira (13) na Santa Casa de Franca (SP). A instituição não divulgou a identidade do paciente ou as circunstâncias do óbito.

O médico-cirurgião torácico Oswaldo Gomes Junior explicou que a vítima tinha boa saúde, mas sofreu traumatismo craniano. A família decidiu então doar os órgãos do jovem: pulmões, rins e fígado foram retirados em cirurgia que durou cerca de três horas.

“É um momento doloroso para a família. Mas, no momento de mais dor, eles têm que pensar nessa boa ação, nessa benevolência, nessa benesse para doar ao próximo. Uma vez que o doador já tem essa vontade, essa decisão fica mais fácil”, afirmou.

Gomes Junior disse que os pulmões serão transplantados em um paciente internado no Hospital Albert Einstein na capital paulista. O transporte entre Franca e São Paulo envolveu uma aeronave do Ministério da Saúde e o helicóptero Águia, da Polícia Militar.

Doação de órgãos mobilizou equipes de três hospitais na Santa Casa de Franca — Foto: Stella Reis/EPTV

“Nós temos muitos pacientes que morrem na fila à espera de um órgão. O pulmão, por exemplo, é um dos órgãos mais raros, mais difíceis de conseguir captar. Geralmente, a gente tem bom resultado nos transplantes com os órgãos de pacientes jovens”, explicou.

Segundo apuração da EPTV, afiliada da Rede Globo, os rins da vítima foram levados ao Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto (SP) e o fígado a uma unidade hospitalar em Sorocaba (SP).

“A doação de órgãos é um assunto até um pouco polêmico, às vezes, mas é muito importante as pessoas falarem da vontade, comentarem em casa, porque quando acontece essa ocasião, que é uma hora muito difícil, de muita dor, os familiares já estão preparados”, concluiu o médico.


+ Saúde