Do canteiro de obras ao Tribunal de Justiça: ex-pedreiro se torna Juiz de Direito

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Durante a cerimônia de posse, Eliezer declarou o que pretende fazer com seu primeiro salário de juiz: pagar 22 parcelas atrasadas do FIES

Uma história de superação e inspiração! O ex-pedreiro Eliezer Nunes Barros, de 39 anos, tomou posse como juiz do Tribunal de Justiça de Rondônia no último dia 13 de fevereiro.

Para chegar até aqui, o magistrado percorreu um caminho cheio de obstáculos.

Eliezer interrompeu os estudos na juventude para trabalhar e, assim, ajudar a família nas despesas de casa.

Ir além

Morador da área rural, ele só retomaria os estudos aos 24 anos. Concluiu o ensino médio (EJA) e, aos 26, foi aprovado no concurso de agente penitenciário em Rondônia, em 2009. Foi quando ele percebeu que poderia ir além!

Para isso, contou com o apoio dos colegas de trabalho, que sempre o incentivaram a continuar estudando. Até aquele momento, seu objetivo era apenas “melhorar de vida”.

De acordo com notícia do portal Razões para Acreditar, a graduação de Direito foi seu maior desafio, como ele mesmo conta, já que o trabalho começou cedo e as dificuldades também. A partir dos 33 anos, o ex-pedreiro decidiu que se tornaria juiz de Direito em Rondônia.

Primeiro salário tem destino certo

Durante a cerimônia de posse, Eliezer declarou o que pretende fazer com seu primeiro salário de juiz: pagar 22 parcelas atrasadas do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Ele é um dos 29 juízes aprovados em concurso realizado em 2019. Eliezer conta que pretende usar essa posição para ajudar a comunidade de Rondônia e inspirar outras pessoas a não desistirem dos seus sonhos.

Assista ao vídeo da posse:


+ Educação