compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Com o outono a neblina começa a surgir em alguns pontos das rodovias, por isso, os motoristas devem ficar ainda mais atentos.
A Cândido Portinari tem trechos de neblina entre Batatais e Brodowski, entre Franca e Rifaina e entre Batatais e Franca
No outono tem início a formação de neblina nas estradas, o que se intensifica no inverno.
A neblina surge no início das manhãs devido às variações térmicas típicas desta estação que antecede o inverno, com noites frias e dias quentes.
Para usuários de rodovias, essa situação exige cautela.
As concessionárias Entrevias e Via Paulista alertam o motorista para essa situação adversa, orientando atenção para evitar acidentes.
Na região a neblina já começou a surgir no início dos dias.
Entre Franca e Rifaina existem vários pontos com neblina. Também entre Franca e Ribeirão Preto, como na baixada do rio Sapucaí.
Atenção
Para a segurança do usuário, o ideal é planejar a viagem evitando os períodos da madrugada e início da manhã, conforme explica Ariel Garavine, gestor de segurança viária da Entrevias.
Ele alerta que caso seja impossível evitar esse horário, se a cerração ficar intensa, o ideal é fazer uma parada em um Posto de Atendimento ao Usuário (SAU) ou num posto de combustíveis.
“Se o horário estiver muito apertado e for necessário seguir viagem, reduza a velocidade, mantenha uma distância segura de outro veículos, evite frenagens bruscas e deixe o farol baixo, pois a luminosidade excessiva reflete na neblina ofuscando ainda mais o trajeto à frente.”
Ter a manutenção do veículo em dia é de extrema importância.
Caso o usuário enfrente cerração na pista, o limpador de para-brisa, o sistema de ventilação interna, os freios e a iluminação do veículo devem estar funcionando perfeitamente.
Importante ressaltar também a importância de manter os pneus sempre em boas condições de uso, pois a cerração diminui o atrito do pneu com o solo.