Diga adeus às dores nos joelhos! Confira 3 dicas básicas para manter a saúde

Não deixe para resolver amanhã o que você pode fazer hoje! Entenda suas dores nos joelhos e se preserve

Postado em: em Mais+

O joelho é uma articulação complexa que exige, ao mesmo tempo, uma certa flexibilidade e estabilidade para funcionar adequadamente.

Essa região, além de sustentar o peso do corpo e permitir uma maior mobilidade, acaba sendo, sem dúvidas, uma área delicada e que necessita de cuidados frequentes.

Quando surge uma dor na região, esta pode ser provocada pelo uso excessivo dos joelhos, gerando consequentes desgastes, a falta de preparo adequado para uma atividade física que exija muito dessa articulação, ou até mesmo o ato de manter os joelhos parados por muito tempo, principalmente imóveis em uma área pequena, como uma escrivaninha, por exemplo.

Pensando nisso, separamos para você algumas dicas básicas para manter a saúde dos seus joelhos em dia mesmo sem sair de casa durante esta quarentena. Lembre-se: se as possíveis dores persistirem, procure um médico ortopedista. Confira:

ALONGUE-SE E FORTALEÇA A MUSCULATURA

Não poderíamos deixar de começar nossa lista sem citar os exercícios físicos. Eles podem ser os grandes vilões ou mesmo seus melhores amigos nesta história. Primeiramente, alongue-se. 

Esse passo é indispensável, mesmo que você não de sequência a outras atividades esportivas. 

No mínimo três vezes por semana, alongue seus músculos inferiores, fazendo pelo menos de 3 a 4 repetições com 40 segundos cada.

Sobre os esportes na quarentena: ainda não estamos aptos a frequentar as academias de ginástica.

Por isso, muitas pessoas resolveram treinar sozinhas em casa sem a ajuda de um profissional. 

É ótimo que haja uma vontade de se exercitar, mas o excesso de atividades ou até mesmo o excesso de pesos usados durante os exercícios podem ser altamente prejudiciais para seus joelhos.

UTILIZE UM CALÇADO ADEQUADO

Nesta quarentena, a vontade é permanecer utilizando chinelos, meias ou até mesmo andar descalços, não é mesmo? 

Acontece que precisamos de alguma proteção para amortecer o impacto diário sobre os nossos joelhos. 

Por isso, é importante utilizar, principalmente na hora dos exercícios físicos, calçados como tênis esportivos que apresentam uma tecnologia amortecedora para que esse impacto seja bem absorvido. 

Caso você tenha o que chamamos de pés chatos, use palmilhas especiais.

NA HORA DE DORMIR

Nem mesmo durante a noite nos safamos dos possíveis desgastes nessa região do corpo.

Por isso, o ideal é que você utilize um travesseiro firme entre os joelhos, principalmente se costuma deitar de lado, para evitar atritos. 

Além do mais, o travesseiro irá prevenir que suas coxas deixem a coluna desalinhada e diminuirá o estresse sobre a quadris e lombar.

*Bons Fluidos


Artigos Relacionados