compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Cientistas pretendem buscar mais respostas sobre mecanismo que faz com que a gordura proveniente da alimentação afete diretamente o sistema imunológico

Dieta rica em gordura impacta células imunológicas responsáveis por responder a bactérias ou vírus – foto Arquivo
Uma alimentação rica em gordura prejudica o funcionamento do sistema imunológico. É o que mostra um novo estudo publicado na revista científica The Journal of Immunology.
De acordo com os pesquisadores, este tipo de dieta impacta diretamente os neutrófilos, uma das primeiras células imunológicas a responder a bactérias ou vírus.
A pesquisa observou que camundongos machos alimentados com uma dieta rica em gordura (HFD) tinham neutrófilos com marcadores considerados negativos.
A gordura em excesso prejudicou a capacidade dos neutrófilos da medula óssea de armazenar e liberar TNF-alfa, um sinal imunológico essencial para regular a inflamação.
Quando os neutrófilos foram expostos à Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria que pode causar pneumonia, eles apresentaram uma capacidade reduzida de ingerir e matar bactérias. Ou seja, tiveram sua função comprometida.
Em pesquisas anteriores, a obesidade passou a ser associada à inflamação crônica de baixo grau, o que aumenta a propensão a infecções.
“Esperamos que, ao entender como a função dos neutrófilos é alterada com a exposição à dieta rica em gordura, possamos tomar medidas futuras para restaurar a função e melhorar os resultados de saúde do paciente”, afirma professora que liderou o estudo, Kanakadurga Singer, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em comunicado.
A equipe de pesquisadores pretende continuar em busca de mais respostas sobre o mecanismo que faz com que a gordura proveniente da alimentação afete diretamente o sistema imunológico.