Diet, zero ou light? Nutróloga esclarece as diferenças entre os produtos

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de setembro de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Se você tem alguma restrição alimentar ou está fazendo dieta, precisa saber a diferença entre produtos diet, zero e light

Diet, zero e light não significam a mesma coisa – foto Shutterstock

 

Quando alguém vai ao supermercado, inevitavelmente acaba se deparando com algumas palavras comuns em rótulos de alimentos, como “diet”, “zero” e “light”.

Muitas pessoas, porém, acreditam que essas três significam a mesma coisa, ou que todas elas servem para quem quer emagrecer. E não é bem assim, viu?

Cada uma dessas palavras significa algo diferente, apesar de todas estarem relacionadas com a composição e os valores nutricionais dos alimentos.

Assim, se você está na busca por perder peso, por exemplo, pode ser que a melhor opção seja diferente da mais indicada para quem não pode comer muito sódio ou açúcar. Daí vem a importância de entender o significado de cada termo.

A seguir, a nutróloga Nattány Ribeiro explica de forma simples quais as diferenças entre produtos diet, zero e light:

Diet: restrição específica

Segundo a especialista, os produtos diet são aqueles em que algum ingrediente foi totalmente retirado, seja açúcar, gordura, sódio ou outra substância.

Eles são indicados para pessoas que precisam eliminar certos componentes da dieta, como diabéticos, que devem evitar o açúcar.

Assim, é sempre preciso verificar melhor no rótulo qual o componente que não tem naquele alimento e se ele atende ao que você precisa.

Porém, cuidado: um produto diet pode não ser necessariamente menos calórico, então é importante verificar o rótulo antes de consumir se estiver controlando as calorias. Afinal, ele pode estar substituindo aquele componente retirado por algo mais calórico.

Zero: ausência de algum nutriente

Produtos zero são aqueles que não contêm determinada substância, como açúcar, gordura ou sódio, mas sem alterar os outros nutrientes.

Assim como os diet, eles são para quem precisa ou deseja evitar certos componentes na alimentação.

Por exemplo, uma bebida zero açúcar pode ser uma boa opção para quem busca reduzir o consumo de açúcar sem abrir mão do sabor doce.

Light: redução de calorias

Já os produtos light, como explica Nattány, possuem uma redução de, no mínimo, 25% em algum componente calórico, como gordura ou açúcar, se comparados à versão regular.

Eles são ideais para quem deseja uma alimentação com menos calorias, mas sem precisar cortar completamente certos alimentos.

Por exemplo, um iogurte light pode ter menos gordura, mas ainda manter um sabor agradável.

Qual escolher?

A escolha entre diet, zero e light depende das suas necessidades e objetivos. “Se você precisa evitar completamente o açúcar, opte por diet ou zero.

Se está buscando reduzir calorias, o light pode ser a melhor escolha. Mas lembre-se: ler o rótulo é fundamental para entender o que realmente está consumindo”, explica a nutróloga.

*Informações Alto Astral


+ Nutrição