compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Levantamento da Associação Comercial de São Paulo aponta também que itens com maior intenção de compras são roupas, calçados e brinquedos
Mais de 46% dos entrevistados pretendem fazer compras para o Dia das Crianças
Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), divulgada com exclusividade para o CNN Brasil Business nesta quarta-feira (5), aponta que 41,7% dos brasileiros que planejam fazer compras para a data – 45,6% dos entrevistados – pretendem gastar mais com o presente do Dia das Crianças deste ano que em relação ao ano passado. Outros 34,2% preveem gastar menos que em 2021.
Para 76,1%, o ticket médio deve ficar entre R$ 50 e R$ 200.
A forma de pagamento mais citada foi à vista. O que, segundo o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, chama a atenção se comparado com os anos anteriores, “mas pode ser explicado pelo maior custo do crédito”.
A pesquisa também aponta que que os itens mais procurados continuam sendo os tradicionais para a data: roupas, calçados (33%) e brinquedos (22%). Aparecem ainda na lista de intenções de compra boneca (19,2%), carrinho (14,4%), bola de futebol (13,1%), celular (11,5%), livro (11,6%) e bicicleta (11,3%).
Para o economista, o comportamento de compra dos consumidores voltou ao que era anteriormente à pandemia.
“As perspectivas de vendas para 2022 são mais favoráveis do que no ano passado em função do avanço da ocupação, da injeção de recursos feita pelo Governo Federal e do aumento da confiança do consumidor”, explica.
Já a participação dos serviços, representados por ingresso para cinema, teatro, zoológico, parque aquático, e etc. (6,1%) e pelas viagens (5,8%) continuam diminuindo importância nas intenções de compra.
A preferência dos entrevistados em adquirir produtos em pequenas lojas também representa maioria (44,8%) das respostas.
Para a pesquisa, a ACSP informa que foram entrevistadas 1.700 pessoas em todas as regiões do país.
*Informações CNN