compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Nesse período do ano o consumidor deve ficar atento na hora de comprar roupas, lingeries e eletrodomésticos para presentar a mulher
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, orienta sobre as compras de produtos destinados ao universo feminino devido à proximidade do Dia da Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março.
Confira as dicas nas compras de produtos têxteis – roupas e lingeries, e eletrodomésticos.
Na compra de roupas e lingeries é importante verificar se consta a etiqueta têxtil obrigatória, na qual devem estar descritas as seguintes informações:
– nome, marca ou razão social do fabricante ou importador;
– identificação fiscal (CNPJ ou CPF);
– país de origem, tamanho ou dimensões;
– composição têxtil;
– cuidados para conservação do produto que poderá (símbolos ou texto).
Etiqueta com orientação
Todos os tipos de fibras ou filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a incidência percentual de cada um deles (95% algodão e 05% elastano, por exemplo).
Entretanto, é proibido o uso dos nomes das marcas comerciais ou denominação estrangeira (como nylon, popeline, lycra, lurex e rayon).
A etiqueta também deve conter elementos de orientação para a conservação e tratamento do produto. Geralmente são especificados por símbolos ou textos e devem seguir a sequência correta de utilização do produto, como: lavagem, alvejamento, secagem a tambor, se pode usar ferro de passar e limpeza a seco.
No caso de eletrodomésticos como secador de cabelo, chapinha, ferro de enrolar cabelos, é necessário constar tanto no produto quanto na embalagem o selo do Inmetro.
Selo indicativo
O selo é um indicativo de que o produto possui aprovação em requisitos relacionados à funcionalidade e segurança e englobam, por exemplo:
– testes com relação à estabilidade do produto;
– choque elétrico;
– inflamabilidade;
Nesses produtos deverão constar algumas informações obrigatórias:
– nome ou marca de identificação do fabricante ou importador;
– tensão nominal ou faixas de tensão nominal em volts;
– potência nominal em watts ou corrente nominal em amperes;
– referência do modelo ou tipo.
Evitar riscos
“Todas essas informações em produtos têxteis contribuem para evitar alergias e, consequentemente, riscos à saúde. E no caso dos eletrodomésticos, para evitar acidentes de consumo. Vale lembrar que é importante o consumidor adquirir produtos em estabelecimentos formalmente constituídos e com nota fiscal, pois é a única garantia de comprovação de origem do produto”, explica o superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.