compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Com organização é possível ganhar tempo para poder fazer as coisas que mais gosta
Se você tem uma rotina muito agitada e cheia de compromissos, sabe o quão difícil pode ser manter sua casa organizada. Ainda mais nessa correria na qual a maioria das pessoas vive atualmente.
E o que seria da gente sem aquelas dicas de organização do lar, sempre tão práticas e que facilitam muito o dia a dia, né?
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para você manter tudo sempre arrumado e confortável. Confira!
Pontos-chaves da organização
Vamos ser sinceros, seja por falta de tempo ou preguiça mesmo, nem sempre arrumar a casa está na lista de prioridades. Uma enroladinha aqui, uma adiada ali e pronto: o caos está formado!
E não tem como fugir, a bagunça acumula e, uma hora ou outra, você vai precisar lidar com isso e colocar tudo em ordem. Vai com fé que dá!
Mas com a bagunça solta, por onde começar? Use os móveis e a decoração ao seu favor!
Como? Lá vai a primeira das dicas de organização do lar: invista em nichos e prateleiras. Sabe aqueles itens que você usa com frequência e podem ficar expostos? Então, eles podem ser colocados nesses móveis.
Cestos, sapateiras, bandejas e porta-trecos também são muito bem-vindos e eles são ótimos para guardar itens menores e que se perdem facilmente. E vamos combinar, geralmente, são os objetos pequenos que mais dão trabalho de organizar, né?
A escolha desses itens pode ser feita de acordo com a decoração da sua casa. Você ainda não tem um estilo definido? Aqui no blog tem um monte de dicas de decoração para você se inspirar, dê uma olhada!
Sabe outra coisa que ajuda muito? Manter um espaço certo para cada objeto. O travesseiro fica na cama, as vasilhas no armário da cozinha, os livros na estante e por aí vai.
Outros objetos também podem seguir essa mesma lógica para evitar que eles fiquem espalhados em qualquer lugar e sejam mais fáceis de encontrar na hora que você precisar de algum deles.
E já que está com as mãos na massa, tá aí uma chance de se livrar de coisas desnecessárias ou sem uso. Deixa de apego, hein!? Bora avaliar o que realmente vale a pena manter e o que pode ser descartado.
É apegado demais? Marie Kondo, especialista quando o assunto é organização, dá a letra: mantenha em casa aquelas coisas que te fazem bem. Então, nada de deixar itens com energias pesadas aí! Bora energizar o espaço.
Ainda assim tem dificuldade? O método KonMari pode ajudar. De forma resumida, ele é baseado na ideia de se livrar dos objetos sem aquela culpa que essa ação pode causar. Para isso, se pergunte: “Isso me faz feliz?” Se a resposta for negativa, já sabe, né?
E não precisa jogar fora, se os itens estiverem em bom estado, você pode doar ou fazer uma graninha extra. Fica a dica!
Dicas de organização do lar
Manter a casa em ordem é uma delícia, mas para que você consiga desfrutar o máximo do seu cantinho, não existe milagre: é preciso tornar isso um hábito.
No início vai ser chato e cansativo, mas acredite, vai valer muito a pena!
Dito isso, separamos aqui 11 dicas de organização do lar que vão te ajudar nesse processo. Se liga:
1. Faça um calendário de tarefas
Planejar as coisas faz toda a diferença na vida, e aqui não poderia ser diferente. Então antes de começar a organizar, que tal separar um tempinho para montar um cronograma de tarefas?
Assim, você consegue ter uma noção do que precisa ser feito e ir entendendo quanto tempo leva para organizar tudo e programar outras coisas que quer fazer.
E sabe aquela sensação de dever cumprido? Ela bate forte quando você anota o que precisa ser feito e passa aquele check (✓) depois de concluir a tarefa.
Ah e um detalhe: você não precisa colocar só o que envolve arrumar a casa na lista, pode escrever seus compromissos, horários de estudo e de lazer, também. Quanto mais completo seu checklist, mais controle você terá sobre a sua vida.
Buscando por dicas de organização do lar? O primeiro passo é o planejamento de suas tarefas!
2. Evite os excessos
Uma comprinha aqui, outra ali. Às vezes a gente não resiste e compra até coisas que não estava precisando, né?
Mas tirando o impacto financeiro, essas compras podem ficar amontoadas em casa, o que dificulta manter tudo em ordem e limpo, além de deixar o ambiente visualmente poluído e carregado.
Para evitar isso, só investindo em uma decoração mais simples e minimalista. E não tem desculpa, existem várias combinações lindas nesse estilo e que dão um up em lar.
Quer outra vantagem? Adotar o “menos é mais” deixa os cômodos mais livres, arejados e fazem com que eles pareçam maiores.
3. Não deixe para depois
Dos mesmos criadores de “na volta a gente compra”, o famoso “depois eu faço” é um dos maiores erros para quem quer ter a casa organizada.
Você realmente pode achar que vai fazer a tarefa depois, mas a gente sabe que a preguiça vai bater ou alguma outra coisa pode surgir, então, tirou a roupa do varal, acabou de sujar a louça? Organize na hora!
4. Categorize seus pertences
Essa parte pode até levar mais tempo, mas feita uma vez, você nunca mais vai precisar se preocupar com isso.
Como fazer? Pense em categorias ou “famílias” de coisas, agrupando itens parecidos. Por exemplo, guarde junto todos os acessórios que tiver, como brincos, anéis e colares.
Já na despensa, você pode criar as categorias: farinhas, grãos, doces e assim por diante. Cada casa acaba tendo “famílias” de itens diferentes por conta dos hábitos de consumo e rotina, então personalize segundo suas necessidades.
5. Organize um cômodo por vez
Pode ser desesperador ver a casa toda bagunçada, mas de nada adianta querer resolver tudo de uma vez. Você só vai ficar mais cansado e nenhum cômodo será 100% finalizado.
Por isso, uma das principais dicas de organização do lar nesse caso é: vá com calma. Inicie a organização pelos pontos mais críticos e, só depois de terminar, passe para os outros.
6. Aproveite as paredes
Lembra que falamos das prateleiras, nichos e ganchinhos? Usando eles, você consegue explorar melhor as paredes e aproveitar o espaço disponível na casa.
E além de servirem para armazenamento, esses itens ainda dão um toque pessoal para a casa e, no geral, não são caros. Vale a pesquisa.
7. Crie a disciplina de guardar itens
Não adianta nada ter um dia super inspirado e sair organizando a casa toda e no outro dia começar a bagunça de novo. 🤡
Por isso, criar disciplina de guardar seus itens é uma das dicas de organização do lar.
8. Divida as tarefas entre os moradores da casa
Mora com mais pessoas? Então é hora de pedir ajuda e dividir as tarefas, afinal de contas, a casa é de todo mundo, certo?
As tarefas podem ser divididas por afinidade ou tempo disponível de cada um, o que ajuda a manter tudo em ordem, não atrapalha a rotina e nem fica pesado pra ninguém!
E tudo bem dar algumas tarefas simples às crianças.. Assim, elas crescem aprendendo a serem mais organizadas e participativas.
Dividir as tarefas é uma ótima forma de economizar tempo e reduzir o cansaço.
9. Utilize organizadores
Use caixas organizadoras para os brinquedos das crianças, enfeites de natal, acessórios de inverno e itens sazonais, por exemplo.
Entre as dicas de organização do lar, uma boa é utilizar cestinhas para separar itens pequenos em gavetas e organizar a despensa e a lavanderia.
10. Faça listas
Fazer listas de compras pode parecer estranho aqui, mas essa é uma boa forma de deixar a casa mais organizada.
Duvida? Quem nunca chegou exausto do supermercado e não tinha espaço para colocar os produtos recém-chegados nos armários, que atire a primeira pedra.
Tá vendo?! Com a listinha, você consegue se programar melhor e ainda evita esse tipo de situação e economiza tempo e dinheiro.
Por isso, confira a despensa e faça uma lista antes de ir ao mercado, assim, não há risco de esquecer algo e nem comprar algum item que já tem em casa e, claro, vai ter tempo para organizar tudo na despensa depois.
11. Defina uma rotina de descarte
Descartar coisas que você não usa é um hábito que precisa ser adotado à sua rotina. Isso porque ao longo do tempo vamos comprando mais coisas e, aí, aquele espaço que tínhamos aliviado pode ser novamente preenchido por objetos nem tão úteis.
Então se programe a cada três ou seis meses pra passar um pente fino em todos os seus pertences e identificar o que não faz mais sentido e pode ser passado para frente.
Benefícios de manter o lar organizado
Agora que você já aprendeu muitas dicas de organização do lar, vamos falar um pouco dos benefícios?
Mais do que facilitar no dia a dia, manter a casa organizada tem pontos positivos que não dá para deixar passar:
➡ Economia de tempo: você não perde minutos preciosos atrás de objetos perdidos;
➡ Economia de dinheiro: se evitar excessos, você não vai comprar se realmente não estiver precisando. Como diria o Julius, da série Todo mundo odeia o Chris: “O desconto é maior quando você não compra nada”;
➡ Aumento da produtividade: ponto muito positivo para quem estuda em casa e/ou para quem trabalha no esquema home office;
➡ Sensação de bem-estar: fala a verdade, é muito bom entrar em uma casa organizada e abrir aquele armário todo em ordem, né? Quando a gente se organiza, temos tempo para aquelas atividades mais prazerosas.
Fonte: https://blog.luggo.com.br/