compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou a apreensão de mais de um milhão de aparelhos desse tipo no país.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou uma ação na última semana em que apreendeu aparelhos de TV Box. De acordo com a entidade, foram mais de 1 milhão de dispositivos retirados de circulação.
A justificativa da operação foi a segurança de dados dos usuários, que tinham suas informações, como contas bancárias, expostas na internet.
Além do mais, a agência fez um alerta para o fato de muitos usuários realizarem a prática do Gato Net. Ou seja, terem acesso a canais de televisão por assinatura pagos, de forma indevida. Por essas razões, muitos dispositivos de TV Box foram apreendidos.
Diante disso, muitas pessoas estão preocupadas, acreditando que o dispositivo foi proibido no país. Contudo, não é bem assim que funciona.
Acesso à internet
É importante deixar claro o que é uma TV Box. Na realidade, esse aparelho é utilizado por aqueles clientes que desejam ter uma Smart TV, televisão com acesso a internet. Através dele, é possível acessar a rede, com um aparelho de televisão comum.
Ao contrário do que está sendo divulgado, esse dispositivo não foi proibido. Na realidade, existem muitas marcas que atendem aos requisitos da agência reguladora.
Os interessados no aparelho de TV Box, devem prestar atenção a alguns detalhes antes de efetuar a compra. A primeira dica é optar por marcas já conhecidas. Em geral, marcas famosas não possuem problemas de vírus, muito menos de piratear. Afinal, não querem associar sua imagem a crimes.
Conferência no portal
Uma boa dica, caso você não conheça a marca é buscar pelo selo regulador da Anatel. Caso a empresa atenda a todos os requisitos de segurança, a entidade irá conferir um selo no aparelho de TV Box.
Se a compra for efetuada pela internet, não há como ver o selo físico. Mas, segundo o portal Pronatec, tem como saber se ele foi homologado pela Anatel.
Basta acessar o portal Mosaico da entidade, através deste link: https://sistemas.anatel.gov.br/sis/SistemasInterativos.asp