compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Muitos tutores têm dúvidas sobre quando é o momento certo para castrar um cão; especialista explica qual é ele e suas vantagens
Muitos tutores têm dúvidas sobre o procedimento e o momento ideal de fazê-lo – foto Shutterstock
Muitas vezes, os tutores de cães têm dúvidas sobre quando castrar um cão ou mesmo se isso é realmente recomendado.
Afinal, o procedimento pode ter desvantagens quando feito de forma ou no momento errado.
Segundo a médica-veterinária Claudia Prado de Brito, uma das desvantagens é que fêmeas com mais de 25 kg (em 15% dos casos) podem desenvolver incontinência urinária devido a falta do estrógeno circulante.
Além disso, a castração enquanto o cãozinho ainda é muito jovem (entre 3 e 5 meses) pode trazer uma série de problemas de saúde.
Mesmo assim, a especialista, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), explica que o recomendado é sim castrar, porém no momento correto. Afinal, não fazer isso tem bem mais desvantagens.
“A castração inibe o hábito de levantar as patas e urinar em diferentes lugares da casa (marcação territorial), assim como uma prenhez indesejável”.
“Nos animais mais velhos, evita possíveis afecções do sistema reprodutivo, como uterinas, neoplasias mamárias, neoplasias testiculares etc”, diz.
Idade certa para castrar os cães
Mas, afinal, quando castrar um cão? De acordo com a especialista, a resposta é diferente para machos e fêmeas.
“A castração de fêmeas caninas realizada antes do primeiro cio previne a incidência de neoplasias mamárias em 99,5%”.
“Mas houve recentemente o aumento da incidência de outras afecções que podem estar relacionadas a castração muito jovem desses pacientes. Então, o mais recomendado para as fêmeas é a castração entre o primeiro e segundo cio”, explica.
Já para os cachorros machos, segundo ela, existe a indicação de castração quando eles entram na puberdade. Isso pode variar de acordo com o porte das raças.
Vai dos 7 meses, em raças pequenas, até 1 ano e meio em raças de grande porte a gigante.
É importante salientar que essas indicações podem variar de acordo com a raça do cão, se o animal é proveniente da rua e deve ser castrado antes da adoção e se os tutores possuem restrições, como ter em convívio machos em fêmeas juntos.
“Consultar o médico-veterinário antes da decisão da castração é de suma importância para que possam juntos decidir qual a melhor idade para seu pet, diante da situação que vivem”, comenta Claudia.
*Informações Alto Astral