Descarte incorreto de medicamentos traz riscos à saúde e ao ambiente

Em Franca, Unidades Básicas de Saúde e algumas farmácias recolhem remédios de forma segura

Postado em: em Mais+

Após a utilização de medicamentos prescritos por profissionais da saúde, é comum sobrarem quantidades que não terão mais serventia. Igualmente rotineiro é o acúmulo nas residências de remédios fora do prazo de validade. Quando isso acontece, muitas pessoas optam por descartá-los no vaso sanitário, pia ou lixo comum. Mas será que essas são as melhores formas de realizar o descarte?

A resposta é não. Os medicamentos são compostos por substâncias que provocam alterações no organismo, oferecendo riscos à saúde e ao meio ambiente quando empregados de maneira incorreta. “Quando se descarta os medicamentos em locais inadequados, todos saem perdendo, pois com essa atitude pode-se contaminar a água, o solo e os animais, afetando diretamente a saúde pública”, explica Jeane Cristina Costa de Moraes, docente da área de farmácia do Senac Franca.

Para que o descarte ocorra da maneira adequada, é preciso procurar os pontos de coleta mais próximos da sua casa. “Só assim o medicamento terá o destino correto e a contaminação não acontecerá”, reforça Jeane. 

Em Franca, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e algumas drogarias comerciais localizadas em pontos estratégicos da cidade, como na Avenida Presidente Vargas, recebem medicamentos vencidos ou inutilizados para a correta destinação.

Conhecimento em foco

Orientar a população sobre questões sanitárias importantes, como o descarte adequado de medicamentos, é uma das atribuições do técnico em farmácia. Interessados na área e que desejam adquirir conteúdos e práticas específicos às funções desse profissional podem optar pelo curso do Senac Franca.

A formação em Técnico em Farmácia é uma das mais tradicionais qualificações da unidade e habilita o participante a atuar, sob a supervisão do farmacêutico, em drogarias, hospitais, distribuidoras, indústrias farmacêuticas e cosméticas, entre outros estabelecimentos. O aluno aprende sobre processos de dispensação, manipulação, produção, controle de qualidade, distribuição de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde.

As inscrições para as turmas de fevereiro, maio e julho, que contemplam os três períodos do dia, estão abertas e podem ser feitas pelo Portal Senac (www.sp.senac.br/franca) ou pessoalmente na instituição. Quem efetuar a matrícula no curso ainda poderá aproveitar da campanha do Senac São Paulo que garante 30% de desconto em todos os cursos livres e técnicos presenciais.

Serviço:

Técnico em Farmácia

Data: de 19 de fevereiro de 2018 a 13 de setembro de 2019

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas

Data: de 14 de maio de 2018 a 8 de abril de 2020

Horário: de segunda a sexta-feira, das 19 horas às 22h30

Data: de 31 de julho de 2018 a 15 de março de 2020

Horário: de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas

Local: Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1345 - Vila Teixeira

Informações: www.sp.senac.br/franca


Artigos Relacionados