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DER conclui instalação de radares , mas eles ainda não estão autorizados a operar na Cândido Portinari
O Departamento de Estradas e Rodagens do Estado – DER/SP concluiu a instalação dos conjuntos de radares na rodovia Cândido Portinari.
Um dos conjuntos, nos dois sentidos da estrada, fica entre Ribeirão Preto e Brodowski, a menos de um quilômetro de onde já existia um radar.
Outro conjunto, também nos dois sentidos, fica perto da Polícia Rodoviária de Franca, na chegada de Ribeirão Preto a Franca).
O terceiro conjunto fica no km 442 (na região do Chapadão, entre Pedregulho e Rifaina).
E já tem os postes para instalar mais um conjunto de radares no começo da Serra de Rifaina. No total, a estrada terá quatro conjuntos de radares entre Ribeirão Preto e Rifaina.
Mas os radares ainda não estão funcionando porque o órgão não cumpriu as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
O DER precisa comunicar oficialmente a existência do sistema e, principalmente, sinalizar os trechos de aproximação dos radares.
A instalação dos novos radares foi denunciada pelo Facebook do Circuito Regional, comandado pelo jornalista Hélio Rodrigues, e causou indignação aos motoristas de Pedregulho e Rifaina visto que já funcionam radares no km 459 (serra de Rifaina) logo após o acesso ao Distrito de Alto Porã, na divisa com Pedregulho.
Uma das principais alegações dos reclamantes é que não haveria de radares no mesmo trecho entre Pedregulho e Rifaina (um percurso de apenas 26 kms entre as duas cidades).
Outra alegação é o pequeno número de tráfego de veículos (justificativa para o próprio DER não duplicar a Rodovia Cândido Portinari entre as duas cidades).
Veja nas imagens quais são os radares homologados pelo DER na SP -334 (Cândido Portinari) entre Ribeirão Preto e Franca.
VOLUME DE TRÁFEGO DIÁRIO
A Página do Facebook do Circuito Regional também fez um levantamento exclusivo sobre o VDM – Volume Diário Médio – que levanta as estatísticas de veículos que trafegam pelos dois trechos da Portinari (entre Franca e Pedregulho e de Pedregulho a Rifaina).
Os números apresentam o crescimento do volume de veículos de passeio trafegando pela estrada, principalmente depois do grande incremento do turismo nas duas cidades, com destaque para Rifaina, mas a manutenção da média dos veículos comerciais (aí incluídos os de carga e utilitários).
Veja abaixo os quadros estatísticos da movimentação nos dois trechos.