Deputada Graciela quer que celulares roubados sejam rastreados pelo governo

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 7 de maio de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Parlamentar francana sugeriu ao Governo Paulista a adoção do mesmo procedimento que tem tido sucesso no estado do Piauí

A deputada estadual Delegada Graciela (PL) solicitou ao Governo do Estado que os celulares roubados em São Paulo sejam rastreados por meio de sistema de inteligência desenvolvido especificamente com esse fim.

Tal medida tem potencial de aumentar significativamente a taxa de recuperação e devolução dos aparelhos aos seus donos, além de desestimular novos delitos.

A sugestão da deputada foi feita por meio da Indicação 3149/2024, publicada no Diário Oficial Legislativo, e tem como base experiência de sucesso no estado do Piauí.

Lá, um sistema de inteligência da polícia utiliza informações fornecidas pelas operadoras de telefonia e um banco de dados que inclui o IMEI (número de registro) de cada aparelho desaparecido para localizá-los.

Mecanismo

Após essa fase do trabalho, são enviadas intimações em massa, por meio de aplicativo de mensagens, para a devolução de celulares furtados ou roubados em poder de terceiros (se o portador do equipamento comprovar que também é uma vítima, o telefone é apreendido, mas a pessoa não responde criminalmente).

Há ainda ações in loco, com operações em lojas físicas e virtuais que realizam a compra e a revenda de dispositivos roubados e blitze com consultas sobre eventuais restrições dos aparelhos dos cidadãos abordados pessoalmente.

Segundo números da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, cerca de seis mil celulares roubados ou furtados foram recuperados e devolvidos a seus donos nos últimos nove meses.

Redução

Além disso, houve forte redução no número de roubos e furtos de aparelhos em todo o estado, especialmente na capital, Teresina.

“A iniciativa é muito boa e tem demonstrado efeito prático. Acredito que algo semelhante possa ser desenvolvido em São Paulo. Os registros de furtos e roubos de celular aumentam a cada dia e, a meu ver, uma política pública para coibir esses delitos que esteja tendo êxito em outro ente da Federação pode inspirar soluções também aqui”, diz a deputada Delegada Graciela.


+ Política