Delegada Graciela pede ao Estado a reforma do IML e Instituto de Criminalística

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de agosto de 2019 às 16:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Órgão tem atendimentos importantes, como perícias em casos de estupros e de agressões contra mulheres

Por indicação da deputada estadual Deputada Graciela (PL), o prédio do IML (Instituto Médico Legal) e do IC (Instituto de Criminalística) de Franca, situado na Vila Imperador, receberá necessárias reformas pelo Governo do Estado de São Paulo.

A reivindicação das reformas partiu de funcionários daquele órgão público, que procuraram a deputada com o intuito de relatar as condições do prédio e sugerir melhorias ao mesmo, que tem abrangência de atendimento de Franca e Região.

O prédio, inaugurado em 2007, não tem recebido as devidas manutenções, necessitando de obras de reforma e readequação de sua estrutura, por se encontrar com vários pontos de deterioração.

Os funcionários relataram situações como infiltrações, vazamentos, aberturas no forro com queda de detritos e fezes de pombos.

Os problemas são vistos principalmente na sala de exames, onde os periciados são atendidos, e na copa do Instituto de Criminalística.

Assim, atendendo os funcionários e com o objetivo de melhorar os serviços, a deputada estadual Delegada Graciela apresentou ao governo estadual a Indicação 1.268\2019, solicitando as obras de reforma e readequação da estrutura do prédio.

“O trabalho realizado pela Polícia Científica em Franca é muito importante para o esclarecimento de crimes, laudos em casos de estupros e violência doméstica, entre muitas outras funções. Os funcionários merecem contar com a infraestrutura adequada para continuar a prestar atendimentos tão relevantes à população”, afirmou a deputada estadual Delegada Graciela.

A confirmação do investimento de R$ 280 mil, destinado às melhorias, partiu do Superintendente da Polícia Técnico Científica, Maurício Rodrigues Costa, e do Secretário-Executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chain.

“Já estamos oficiando o delegado seccional de Franca, Mauro Guimarães, além do chefe da seção técnica do Instituto Médico Legal, Acácio Patrício Lima Júnior, e o perito criminal e chefe do IC, Hermes Bosquilha Júnior, prestando a informação. Vamos acompanhar o processo, tanto o andamento como a posterior execução”, afirmou Delegada Graciela.

Importância regional

O Instituto Médico Legal e o Instituto de Criminalística de Franca compartilham o mesmo prédio, com área de 600 metros quadrados, inaugurado em outubro de 2007. 

Na ocasião, as novas instalações vieram resolver uma enorme carência desse setor da Segurança Pública, na solução e esclarecimento de crimes.

Antes, os Peritos, Médicos Legistas e demais funcionários do IML atendiam de maneira improvisada em salas da Delegacia Seccional daquela localidade, sem a devida estrutura adequada para isso. “A reforma é necessária para que a população seja sempre atendida com dignidade”, disse a deputada estadual Delegada Graciela


+ Política