Defesa Civil de SP alerta para risco de chuvas mais intensas em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de janeiro de 2020 às 17:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A partir desta quinta-feira (16), uma frente fria deve trazer chuvas volumosas e aumentar os transtornos

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu aviso de risco meteorológico para todo o Estado de São Paulo.

As regiões mais críticas, segundo o órgão, serão o Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Baixada Santista, Grande São Paulo, Sorocaba e Campinas.

Para Franca, a previsão é de chover 30mm, mas como tem acontecido nos últimos tempos, um volume alto assim de chuvas de uma só vez afeta o sistema de escoamento da cidade e causa transbordamentos nos canais das marginais.

As regiões que requerem mais atenção são as marginais do Cubatão, dos Bagres e do Espraiado, em que os córregos transbordam, tomando as pistas das avenidas e invadindo casas e estabelecimentos comerciais.

Com chuvas na região Sudeste da cidade, entre o complexo Aeroporto e região do Jardim Noêmia, o perigo é com a represa do Castelinho.

Entre esta quinta-feira (16) e sexta-feira uma nova frente fria chega ao território paulista e, associada a grande oferta de umidade já existente na região, aumenta o potencial para causar transtornos à população.

Nesta quinta-feira a chuva será mais intensa, com previsão de temporais de forte intensidade e rajadas de vento de até 60km/h, além de descargas elétricas.

Na sexta-feira a preocupação é quanto ao grande volume das chuvas, que podem contribuir para deslizamentos de terra e causar inundações.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

– Evite transitar em ruas alagadas

– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.

– Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

– Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.


+ Tempo