Declarantes do Imposto de Renda podem ajudar projetos sociais de Franca

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 15 de maio de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Toda pessoa que ainda não entregou a declaração, pode fazer a destinação para um dos Fundos Municipais, cuja opção deve ser feita no ato do preenchimento

Quem ainda não entregou sua declaração pode fazer a opção de destinação para um dos fundos de Franca

 

O Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Franca segue empenhado este mês em sensibilizar os contribuintes locais que declaram Imposto de Renda, a destinarem parte do que recolhem aos Fundos Municipais.

Isso permite incrementar os projetos sociais de atendimento das crianças, adolescentes e idosos, sem que a pessoa precise desembolsar nenhum valor. O prazo limite para fazer a destinação é o dia 31 deste mês.

Neste período, às destinações aos Fundo da Criança e Adolescente ou do Idoso devem ser feitas, diretamente, na Declaração de Imposto de Renda.

Assim, toda pessoa que ainda não entregou a declaração, pode fazer a destinação para um dos Fundos Municipais, cuja opção deve ser feita no ato do preenchimento, que pode ser melhor orientada pelo contador.

Como fazer

As informações são simples, basta preencher a declaração informando rendimentos, pagamentos, doações, bens e direitos e dívidas.

Caso a opção por tributação mais favorável for ¨”Por Deduções Legais”, ou seja, “declaração completa”, é possível fazer a destinação a um dos Fundos Municipais.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca orienta os contribuintes, que fazendo a doação, há possiblidade de destinarem parte do imposto para a cidade, visando apoiar atividades e serviços locais oferecidos para as crianças, adolescentes e idosos.

Para quem tem direito à restituição, a destinação feita diretamente na declaração, pode ser um investimento, pois é remunerado pela taxa Selic.

Para a pessoa que precisa recolher o Imposto de Renda, terá que pagar duas DARFs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), ao invés de uma, tendo a certeza de que esse imposto vai ser aplicado, diretamente, em ações sociais, com as crianças e adolescentes da cidade.

De acordo com estimativas do Conselho da Criança de Franca, ainda é possível arrecadar em torno de R$ 6 milhões, nas Declarações de Imposto de Renda, que estão para serem preenchidas e entregues até o final do mês.

Mais informações poderão ser obtidas no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca, pelos telefones (16) 3711-9334/9303 ou na sede, que fica na Av. Champagnat, 1750, centro.


+ Ação Social