De olho na estética, botox é cada vez mais usado por jovens antes dos 30 anos

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de setembro de 2018 às 22:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Proporcionando resultados naturais e duradouros, toxina botulínica se torna alternativa eficaz

Linhas de expressão na testa, ao lado dos olhos ou no cantinho da boca. Pequenas ruguinhas. Esses e outros sinais do tempo têm levado muitos jovens com idades entre 25 e 30 anos a procurarem alternativas para brecar o envelhecimento da pele. Uma delas, que já caiu no gosto dos jovens é o botox – a aplicação em pessoas com menos de 30 anos aumentou 20% em 2015 e a tendência cresce cada vez mais.

Ariane indica o início das aplicações antes que as rugas fiquem bem evidentes

Segundo explica a médica dermatologista Ariane Paula Souza, formada pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, injeções de toxina botulínica (Botox®) são comumente usadas para melhorar a estética facial por suavizar as rugas da face. “A toxina provoca uma paralisia controlada dos músculos, que é revertida após cerca de seis meses”, explica Ariane.

As rugas dinâmicas são aquelas que resultam da contração dos músculos. Em longo prazo, essas contrações repetidas geram as linhas de expressão que se aprofundam progressivamente. Nessa fase a toxina melhora, suaviza, mas já não consegue reverter completamente.

As ressalvas

Muitas pessoas têm medo de aplicar toxina botulínica por achar que ficarão com assimetrias ou com a aparência congelada. Para evitar isso é necessário um estudo da face e uma avaliação conjunta para melhor entender o que o paciente espera do tratamento. “Resultados naturais e sutis são possíveis e, hoje em dia, são os mais buscados no consultório”, destaca a médica dermatologista, que atende na Clínica La Vie.

Ariane esclarece que outro mito é que as injeções parariam de fazer efeito após várias aplicações. “O que acontece é o oposto, pois o músculo vai ficando mais fraco ao longo do tempo e as injeções subsequentes fornecem uma melhoria estética mais duradoura”, salienta.

Pacientes mais jovens respondem melhor à toxina, pois suas rugas são mais causadas pela atividade muscular que pela perda da elasticidade da pele que aparece durante o envelhecimento. “Então, a dica é iniciar as aplicações antes que as rugas fiquem bem evidentes”, enfatiza a especialista.

Como se vê, a aplicação do botox é considerada uma técnica rápida e segura, daí a explicação de ter se tornado cada vez mais popular. Apesar disso, Ariane reforça a importância de se procurar o dermatologista, que avaliará a indicação do tratamento.

NO FOCO

Ariane Paula Souza – Médica Dermatologista

CRM: 177727

RQE: 62210

A Clínica La Vie funciona à Rua Dionízio Faciolli, 1345, Vila Industrial, telefone (16) 3713-9500