De café à cerveja: qual a temperatura recomendada para manter o sabor das bebidas?

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 1 de janeiro de 2024 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Existe uma temperatura ideal para cada bebida, sendo o jeito mais certo de manter e preservar o que cada uma delas tem de melhor

Manter as bebidas na temperatura ideal é importante por várias razões, que incluem a manutenção do sabor, da qualidade, assim como da textura e muitas outras propriedades.

Aprenda quais são as temperaturas recomendadas para os diferentes tipos de bebidas.

Muita gente pensa ser um simples preciosismo, mas a verdade é que aprender a identificar a temperatura certa das bebidas ajuda a encontrar o melhor sabor, apreciando tudo o que cada uma delas tem para oferecer de melhor, não sendo apenas uma questão de preferência.

Temperatura das bebidas

A temperatura das bebidas pode afetar até mesmo a sua qualidade. Por exemplo, as bebidas muito quentes podem perder seu sabor e aroma, enquanto as bebidas muito frias podem ficar sem sabor algum.

A ideia é que você aprenda mais sobre as temperaturas mais indicadas e consiga saborear tudo o que cada bebida tem a oferecer.

Dessa maneira, ao identificar a temperatura ideal, as bebidas podem se tornar ainda mais agradáveis em termos de textura e ao paladar, permitindo que elas sejam apreciadas da melhor forma possível.

Veja quais são as dicas e temperaturas ideais:

Vinhos:

Os tintos são geralmente servidos a uma temperatura de 15 a 18°C, enquanto os vinhos brancos são geralmente servidos a uma temperatura de 10 a 13°C.

Cervejas:

As cervejas leves são geralmente servidas a uma temperatura de 6 a 8°C, enquanto as cervejas escuras são geralmente servidas a uma temperatura de 10 a 12°C. Mas, nos dias de calor, tem quem garanta que quanto mais gelada, melhor é.

Café: é geralmente servido quente, a uma temperatura de 70 a 85°C.

Chá: a depender do chá, o ideal é que seja servido quente, a uma temperatura de 70 a 90°C.

Sucos naturais: entre 15°C e 25°C, sendo o recomendado para preservar os nutrientes.

Refrigerantes: entre 2°C e 8°C para garantir sua refrescância.

Drinks alcoólicos destilados: entre 4°C e 10°C.

(Com informações do portal Edital Concursos Brasil)


+ Gastronomia