De 8 a 10 de novembro, Franca promove atrações culturais gratuitas para a população

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 8 de novembro de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Artistas e agentes culturais de Franca, através da Lei Federal Paulo Gustavo, com o apoio da FEAC realizam diversas atividades gratuitas a partir desta sexta-feira, 8 até domingo, 10.

Praça da Juventude será palco para atividades culturais neste fim de semana

 

Artistas e agentes culturais de Franca, através da Lei Federal Paulo Gustavo, com o apoio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) realizam diversas atividades gratuitas a partir desta sexta-feira, 8 até domingo, 10.

Entre elas, estão a exibição de documentários e oficinas voltadas para o setor audiovisual.

Nesta sexta-feira, acontece o Sarau Kaleidoscópio a partir das 19 horas, na avenida Paulino Pucci, 337, Jardim Francano.

O intuito da ação, feita pela companhia Stop and Drama, é que os participantes recitem poesias de sua autoria, façam apresentações de música e se reúnam para fomentar a arte.

O sábado, dia 9, terá opções para diversos públicos em vários pontos da cidade.

Quem gosta de patrimônios históricos e deseja aprender mais sobre Franca e políticas públicas de preservação pode participar de uma oficina na Escola Estadual “Professora Lina Picchioni Rocha”, no Jardim Petráglia, às 10 horas.

É necessário se inscrever, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdw7P1l0h7lmQQSwZLDkN-2U7OtSYVL1_OeYFhZiyZyQ0SfbQ/viewform?usp=sf_linkcr.

Mais tarde, a Praça da Juventude, que fica no Jardim Redentor, recebe, das 13 às 17 horas, uma Oficina de Improvisação Teatral, organizada pelo Impro Tupiniquim.

Ainda, à tarde, das 13 às 16 horas, acontece a Audição Brasil no Vinil, uma discotecagem com Carlos Xavez, na Sala do Vinil (rua Carlos Dourado, 3971, Vila Exposição).

Às 18 horas, o IPRA (rua Diogo Feijó, 1956, Estação) exibe o documentário “Gramophone Videolocadora”, que conta a história do acervo de uma locadora de Franca.

O Espaço Nulo (rua Maria Cândida de Vilhena, 530, Jardim Petráglia) também tem opções culturais.

Das 16 às 18 horas, será realizada a oficina “A Escrita como Montagem: Introdução ao Roteiro Audiovisual”, em que os participantes exploram a criação de cenas curtas, utilizando imagens e sons para construir uma narrativa audiovisual envolvente.

Depois, das 19 às 21 horas, ocorre a oficina “Palavras Escondidas”, em que experiências reais podem ser contadas a partir de diferentes perspectivas.

No domingo, as oficinas do Espaço Nulo serão on-line, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas.

A primeira, denominada “Responda ao meu e-mail”, ensinará os participantes a produzirem textos teatrais a partir de textos-surpresas, despertando habilidades criativas.

Já a última, “Ensaio sobre as coisas”, consistirá na elaboração de um ensaio cênico reflexivo, explorando um tema de escolha do aluno. Todas as oficinas terão acessibilidade em Libras e as inscrições podem ser feitas pelo link https://www.espaconulo.com/programa%C3%A7%C3%A3oartecultural.

Mais arte

A Praça da Juventude será palco no domingo, 10, do projeto “Raízes Vivas – Franca 200 anos”, com oficinas de produção eventos, técnicas de som e remixagem de músicas, além de intervenções de graffiti, poesias, DJs e open mic. As apresentações serão das 10 às 19 horas.

Já no Centro de Franca, às 17 horas de domingo, na praça Carlos Pacheco (em frente à Casa da Cultura) acontece a apresentação da exposição fotográfica “Memórias do Sarau Protesto” e exibição de um documentário que apresenta a trajetória do Sarau Protesto, movimento cultural que percorre a cidade e a região.

Ao final, o poeta Carlos de Assumpção fará uma apresentação especial.


+ Cultura