​Daniel Haber, presidente da Unimed, quer melhor desempenho e tecnologia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de março de 2020 às 11:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Combate ao desperdício e assistência adequada para impulsionar ainda mais atendimento de alta complexidade

​Tendo assumido a presidência a menos de um mês e comandando hoje a Unimed, a maior empresa de saúde de Franca, o médico Daniel Martiniano Haber, 41 anos, se diz seguro e disposto a aprimorar o crescimento do hospital Unimed São Joaquim.

Numa entrevista exclusiva ao Jornal da Franca, ele se mostrou bastante envolvido nas questões do hospital, já que nos últimos quatro anos foi o diretor financeiro da diretoria da instituição que presidirá até 2023.

Formado pela Faculdade de Medicina de Rio Preto e com especialização na área de otorrino, ele é  casado com Renata Haber, e pai da Júlia (8 anos) e Murilo (6 anos)

Ele tem vocação administrativa enorme e disposição para fazer evoluir o hospital Unimed Franca.

Daniel sabe da liderança de mercado da Unimed Franca. É uma empresa de quase 50 anos e que presta serviço de qualidade. 

Na visão dele, existe muitas coisas que precisam ser melhoradas e aprimoradas. Nesse segmento da saúde, a preocupação é melhorar a qualidade assistencial, garantindo qualidade ao paciente, com acolhimento humanizado. 

É o exemplo do programa Jeito de Cuidar Unimed, implantado no ano passado e que desde então recebe resultados positivos. Nele, o  paciente, além de ter o tratamento adequado, recebe um recolhimento diferenciado. 

“Eu falo que sempre precisamos buscar dois pontos específicos. Primeiro é resolver o problema, e o segundo é que este atendimento seja adequado, dentro das aspirações que satisfaçam o paciente”.

FOCO DA GESTÃO

Durante a entrevista, Daniel Haber explicou que os projetos deixados pela ex-diretoria terão continuidade. A transição foi tranquila, já que inclusive ele estava na diretoria passada. 

Os focos nesta atual diretoria serão para a humanização (trata-se do projeto Jeito de Cuidar Unimed), e na tecnologia, para um acesso melhor ao cliente/paciente (quando ele precisar da assistência, que a Unimed tenha mais agilidade e facilidade em seu atendimento).

Ao explicar sobre os gargalos da saúde, uma vez que no país, mesmo com todo investimento que é feito na área, ainda falta dinheiro, Daniel Haber revelou que tudo tem um projeto e uma determinação: e o desperdício precisa ser combatido.

O presidente da Unimed Franca afirmou que o desperdício hoje é um dos desafios que precisa ser corrigido de imediato. 

O desperdício pode levar uma boa estrutura à falência. “Daí, se não tivermos um controle no desperdício, a situação acaba se deteriorando, com aumento nos custos” detalhou. 

Ao falar sobre o número de associados, Daniel explicou que a atual diretoria tem seus propósitos.

“Ela não é como outra empresa que visa lucro. Aqui temos 360 médicos trabalhando com o pensamento voltado ao paciente. O resultado da empresa precisa ser distribuído aos sócios e colaboradores”. 

Já o foco da cooperativa que ele presidente não é lucro, mas uma assistência adequada. 

“Se o paciente perceber que estamos proporcionando a ele qualidade, atenção  e pronta recuperação, vamos galgar novos passos. O nosso foco é prestar uma assistência adequada”.

Hoje, a Unimed Franca possui 74 mil vidas e 8 mil outras vidas que chegam de outros planos. São 360 médicos cooperados e 1.000 colaboradores, além de 60 terceirizados. 

Trata-se de uma estrutura grande, que precisa de adequações e que seja planejada para o futuro.

ALTA COMPLEXIDADE 

O médico Daniel Haber revelou que o Hospital São Joaquim precisa estar focado na alta complexidade e para isso é necessário ter os serviços de baixa complexidade fora do hospital (que hoje estão lá dentro).  

Essa situação vai ao encontro d proposta do novo empreendimento que será iniciado em abril. Trata-se do Centro Médico Unimed Franca. 

Os atrasos foram por questões burocráticas. “Vamos dar uma nova visão para o nosso atendimento ambulatorial. O nosso cliente verá uma mudança drástica”, diz. 

Com isso, vai possibilitar a retirada de serviços de baixa complexidade do hospital, uma vez que ficará focado na alta complexidade.

Nos próximos quatro anos de administração, Daniel Haber quer manter um padrão de qualidade, humanização no atendimento e serviços e, que o paciente enxergue na Unimed Franca um parceiro. 

“Somos uma empresa com pessoas preocupadas em prestar assistência à saúde, fazer a cidade crescer. Trazer resultado no campo da medicina. Ninguém quer ficar doente, mas se a pessoa ficar doente, o problema precisa resolvido por nossas equipes”, finalizou.


+ Saúde