Criador da Web anuncia que trabalha para colocar a internet de novo no rumo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de novembro de 2019 às 14:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ideia é que empresas e governos se comprometam com o acesso universal e respeito a privacidade dos usuários

Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web, está lançando oficialmente seu plano para “consertar” a internet. 

A World Wide Web Foundation, um grupo sem fins lucrativos criado por Berners-Lee, garantiu o apoio dos gigantes da tecnologia FacebookGoogle e Microsoft para o esquema, apelidado de “contrato para a web”. 

O contrato é um compromisso a ser assumido por empresas e governos, e pede que a privacidade dos dados dos consumidores seja respeitada e que os governos garantam que todos tenham acesso à internet.

Um componente importante da promessa é o requisito de que a web continue sendo uma ferramenta acessível a todos os usuários. 

O contrato vem com nove princípios básicos, com um total de 76 cláusulas, mas nem todas precisam ser cumpridas por quem o assinar.

“Estamos lançando o contrato como o primeiro plano de ação global para proteger a web como uma força do bem, reunindo empresas, governos e cidadãos de todo o mundo para dizer que essas são as coisas que precisam ser cumpridas para colocar a web de volta no caminho certo. “

Berners-Lee fez um discurso em Berlim, Alemanha, nesta segunda-feira (25), onde disse que o contrato servirá como um plano para governos, empresas e cidadãos protegerem a web. 

A World Wide Web Foundation diz que está trabalhando com parceiros para desenvolver ferramentas que possam medir o progresso nas várias cláusulas do contrato.


+ Tecnologia