Criação da Zona Franca da Uva

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 4 de julho de 2018 às 15:01
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na próxima sexta feira dia 06/07 das 9h as 12h, no Spa do Vinho, Vale dos Vinhedos, acontecerá um debate em audiência publica a criação da “Zona Franca da Uva e do Vinho”.

Se lembrou da Zona Franca de Manaus, está certo. É um projeto de lei do deputado Federal João Derly (REDE-RS), para a redução de impostos de produtos derivados da uva . Segundo a explicação do site do próprio candidato:

“O projeto de lei

A criação de uma Zona Franca do Vale dos Vinhedos propõe a instalação de um regime tributário especial, restrito às atividades da cadeia vitivinícola do Vale dos Vinhedos, para que haja uma redução da desvantagem competitiva trazida pelos altos impostos. Esse regime será semelhante ao vigente na famosa e consolidada Zona Franca de Manaus, porém com algumas diferenças, já que será aplicado apenas às etapas do plantio e da colheita das uvas e à produção, ao engarrafamento e à venda dos vinhos. Para o deputado essa será uma alternativa oportuna, que permitirá o fortalecimento da vocação da vitivinicultura e do enoturismo da região, com os evidentes reflexos positivos para os Municípios e o Estado, em termos de geração de emprego e renda.”

Sinceramente, espero que este projeto seja bom para toda a cadeia de produção e venda dos vinhos assim como os derivados de uva. Beneficiando o consumidor final como parte importante deste mercado.

E que sirva de exemplo para outras ações que possam melhorar todo o mercado de vinho .

Torcendo desde já.


+ zero