compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Receita surgiu em 1892, em Chicago, é excelente alternativa para o conhecido bolo de chocolate
Os brownies são uma criação americana realmente deliciosa. O nome do doce deve-se à sua cor castanha; diz-se que a receita surgiu em 1892, na cidade de Chicago, mas só ganhou popularidade a partir dos anos 20, quando o chocolate se tornou mais acessível. Essa tradição americana é uma excelente alternativa para variar o nosso bolo de chocolate. Cremoso por dentro e crocante por fora, e com um toque de especiarias, fica ainda mais gostoso com uma bola de sorvete de creme, e uma taça de vinho.
Ingredientes
- 230gr de chocolate ao leite
- 230gr de manteiga sem sal
- 25gr de cacau em pó
- 400gr de açúcar
- 200gr de castanhas da sua preferência (castanha do Pará ou nozes ou pistache ou amêndoa ou avelã)
- 140gr de farinha de trigo
- 4 ovos
- 1 colher de chá de sal
Modo de fazer
- Forre uma forma de 20cm por 20cm com papel manteiga de modo que sobre papel em todas as laterais. Depois, pré-aqueça o forno em 150°C.
- Coloque as castanhas que você escolheu em um pano e triture com auxílio de um martelo de cozinha. Feito isso, derreta a manteiga no micro-ondas. Quando estiver derretida, coloque-a em uma tigela grande e junte o açúcar. Misture bem até incorporar. Quebre o chocolate em pedaços e derreta em banho maria. Junte-o ao açúcar com manteiga na tigela. Misture bem novamente.
- Em outra tigela, coloque os ovos e o sal e misture até desmanchar. Junte à outra mistura na tigela grande. Depois, acrescente a farinha misturada ao cacau, mexendo tudo de baixo pra cima, quase “dobrando” a massa. Com tudo já incorporado, jogue as castanhas trituradas e misture também.
- Coloque na forma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Confira se a casquinha está crocante por cima. Desligue o forno e deixe o brownie lá dentro, com a porta entreaberta, até esfriar.
- Para retirar da forma, puxa o papel manteiga. Corte em quadrados do tamanho que desejar (se você resistir e conseguir esperar até o dia seguinte, será mais fácil cortá-lo. Use uma espátula!).