Covid-19: Pronto-Socorro de Franca passa a funcionar como Unidade de Referência

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de abril de 2020 às 21:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mudanças no atendimento entram em vigor nesta segunda-feira, 06, e fazem parte do Plano de Contingenciamento

Novo funcionamento entra em vigor a partir desta segunda-feira, no PS Adulto de Franca (Foto: Circuito Mato Grosso/Reprodução)

O Pronto Socorro Municipal ‘Álvaro Azzuz’ de Franca começa a funcionar a partir desta segunda-feira, 06 de abril, como unidade de referência exclusiva para casos de Síndrome Respiratória Aguda, o novo Coronavírus – Covid 19.

Em razão disso, a partir dessa data, todos os casos clínicos que antes eram acolhidos nesse local passarão a ser direcionados para as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS dos Jardins Aeroporto e Anita), nas regiões Sul e Oeste da cidade.

No Pronto Socorro Infantil, que funciona no prédio do antigo ‘Janjão’, o atendimento não sofrerá alterações, com o acréscimo apenas de um departamento anexo para acolhimento de pacientes crianças num ambiente em separado.

Outra explicação da Secretaria de Saúde, é que os casos de psiquiatria antes centralizados no Pronto Socorro Adulto, também serão direcionados para as UPAS e aquelas situações que avaliação médica recomendar internação, como o Hospital Allan Kardec, que teve leitos reservados para essa finalidade.

Medidas atendem Plano de Contingenciamento

Essas medidas que serão implementadas pela Prefeitura constam do Plano de Contingenciamento de Franca para Infecção pelo novo Coronavírus, com o objetivo de agilizar o atendimento nos casos de Síndrome Respiratória e priorizar pacientes em risco de infecção, principalmente idosos acima de 60 anos, e evitar o contágio local com outros pacientes.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os pacientes com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda serão acolhidos no atendimento médico e os que apresentarem sintomas leves serão medicados e/ou orientados a retornarem às suas residências.

Já aqueles pacientes que apresentarem sintomas graves/suspeitos serão encaminhados ao Pronto Socorro de Referência/Pronto Socorro Infantil onde receberão os atendimentos necessários para estabilização da Síndrome Respiratória Aguda e, se necessário, serão encaminhados aos hospitais de referência da cidade.

Pronto Socorro de Referência “Dr. Alvaro Azzuz” e demais unidades

Essa unidade passa ser referência, atendendo apenas pacientes com sintomas de Síndrome Respiratória e, se necessário, serão encaminhados aos hospitais de referência da cidade, sendo que os pacientes que precisarem de pronto atendimento para outras enfermidades deverão procurar a UPA do Anita e UPA Aero I Pronto Socorro Infantil “Dr. Magid Bachur Filho”.

Os atendimentos no Pronto Socorro Infantil permanecem os mesmos, com o acréscimo de uma ala em separado para casos do Covid-19.

Os pacientes com necessidade de atendimento psiquiátrico deverão procurar atendimento nas UPAs e, se necessário, serão encaminhados ao Hospital Psiquiátrico Allan Kardec. SAMU.

Os atendimentos do SAMU permanecem os mesmos, enquanto no NGA-16 serão atendidos apenas os serviços de oncologia clínica e cirúrgica; urgências e entrega de medicação.

Nas Farmácias do NGA e UBS, o  atendimento segue mantido para retirada de medicação, onde as pessoas poderão solicitar a troca de receitas, deixando a antiga e serão orientados a pegar a nova em data seguinte.

De acordo com o Plano de Contingenciamento, os números de leitos para a Síndrome Respiratória de momento estão assim distribuídos em Franca:

-Pronto Socorro – 32 leitos;

– Hospital do Coração – 22 leitos sendo 6 UTI e 16 leitos clínicos;

– Unimed São Joaquim – 10 leitos com possibilidade de mais 10 e

– Hospital São Francisco (Regional) – 12 leitos.


+ Saúde