Coronavírus já chega a todos os bairros de Franca, aponta levantamento da Prefeitura

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 22 de julho de 2020 às 01:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Boletim da Vigilância Epidemiológica revela que a região central é a que registra o maior número de casos

O coronavírus já infectou moradores de todos os bairros de Franca, de acordo com um levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica. 

O estudo também revela que a região central é a que registra o maior número de casos, seguida pelos bairros Vila Flores, São José e Duque de Caxias.

O médico Homero Rosa, da Vigilância Epidemiológica, diz que os dados demonstram o perfil de contágio da cidade, mas outras avaliações ainda precisam ser realizadas, com base na ampliação da testagem.

“Temos que sobrepor o mapa da residência com o mapa de trabalho. Muitas das pessoas que se contaminaram foram em locais de trabalho, na fase inicial, e agora está sendo mais nas residências”, diz.

O crescimento da Covid-19 no município preocupa as autoridades de saúde. 

Em um mês, o número de pacientes que testou positivo triplicou e Franca registrou 600 novos casos, ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica.

“O aumento dos casos já era esperado porque agora a testagem está sendo mais ampla, tanto de hospitais públicos quanto particulares. Estamos nos meses críticos, de junho a agosto. Devemos ter bastante casos e, infelizmente, óbitos”, diz o médico.

O estudo da Vigilância Epidemiológica também apontou que mulheres entre 30 e 39 anos são o grupo mais infectado pelo coronavírus no município. 

Testagem​

A Secretaria Municipal de Saúde deve receber nos próximos dias 23,6 mil testes rápidos para detecção do vírus, de acordo com o coordenador de políticas de saúde, Luiz Carlos Vergara. Do total, 11,8 mil serão aplicados em profissionais de saúde.

Moradores de todos os bairros serão testados, ainda de acordo com Vergara. 

Os resultados serão utilizados pela Prefeitura para avaliar o avanço da doença na cidade, o que, segundo o médico da Vigilância Epidemiológica, é essencial para frear o avanço do vírus.

“É muito importante conhecermos o perfil de transmissão do vírus. Com maior número de testes, vamos ter oportunidade de traçar detalhadamente este perfil, onde está tendo a contaminação, para tentar amenizar o impacto da pandemia”, diz.


+ Saúde