Coronavírus faz 30% dos brasileiros reduzirem consumo de comida

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de abril de 2020 às 13:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Impactos na renda e padrão de consumo são sequelas deixadas pela crise causada pela pandemia

Impactos na renda são uma das sequelas deixadas pela crise causada pela pandemia de coronavírus. 

Com as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), imposta pelos estados e municípios, os efeitos começam a ser sentidos pelos brasileiros e afetam os padrões de consumo.  

Segundo um levantamento feito pelo Google na última semana de março, quando decretos para o fechamento de comércio e serviços não essenciais já estavam em vigor, 30% dos brasileiros diminuíram o consumo de um dos itens mais básicos: a comida

De acordo com o levantamento feito com 1.500 internautas, a queda nos padrões de consumo aconteceu porque 70% dos entrevistados sentiu algum impacto na renda, seja de menor ou maior escala. 

Com isso, 45% afirmaram reduzir o consumo de supérfluos (reflexo visto nas vendas da Páscoa, por exemplo, que afundaram). 

Planos que exigem mais investimento financeiro também saíram do radar: 26% desistiram de comprar celular e 31% que pretendiam comprar carro abandonaram seus planos. 

O levantamento destaca ainda que muitos tiveram seus rendimentos reduzidos e 39% dos entrevistados estão compartilhando sua renda de alguma maneira com uma ou mais pessoas. Entre os entrevistados das classes D e E esse número sobe para 45%.


+ Economia