Por conta das chuvas, valor da conta de energia segue mais barato até março

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 02:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Não haverá tarifa extra nos próximos meses pelo aumento do nível de água nas principais hidrelétricas

A conta de luz deverá permanecer com bandeira verde , isto é, sem custos adicionais na tarifa, até março deste ano. De acordo com declaração feita na última sexta-feira, 19 de janeiro, pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, a boa notícia para o consumidor se deve às chuvas acima da média de fim de ano nas hidrelétricas, o que contribui para a recuperação dos níveis dos reservatórios das principais usinas do País.

Vale lembrar que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já havia sinalizado no fim de dezembro que a conta de luz de janeiro teria bandeira verde.

Queda da tarifa da conta de luz 

Entre os meses de outubro e novembro de 2017, o consumidor teve que lidar com a tarifa vermelha patamar 2. Nessa categoria, há a cobrança adicional de R$ 5 para cada 100kWh (quilowatts-hora) consumidos. Em dezembro, a tarifa de energia continuou com a bandeira vermelha, mas com patamar 1, quando são cobrados R$ 3 a cada 100kWh.

A cobrança de taxas adicionais para os consumidores é resultado do acionamento das usinas termelétricas, que têm custo maior para a produção de energia do que as hidrelétricas. A alta no nível dos reservatórios das hidrelétricas e a consequente redução do uso das termelétricas resulta no fim da tarifa extra de energia.

Ainda que a conta de luz esteja com tarifa verde e a cobrança adicional tenha sido suspensa, a Aneel alerta os consumidores sobre o desperdício de energia. A recomendação é evitar que a TV permaneça ligada quando ninguém está assistindo e que a geladeira fique aberta por muito tempo, por exemplo. Segundo a agência, mesmo com a bandeira mais barata é importante manter um uso consciente da energia para combater o desperdício.


+ Economia