Serão beneficiados parte dos consumidores do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Os consumidores de Franca deverão ser beneficiados com a medida da agência reguladora.
A redução das tarifas foi tomada pela Aneel nesta terça-feira (13) como forma de devolução de tributos pagos a mais pelos consumidores de energia no passado.
Os percentuais de redução variam entre 0,50% e 5,26% e não beneficiam a totalidade de consumidores de cada estado, apenas aqueles atendidos pelas distribuidoras que foram alvo da decisão da agência reguladora.
Em São Paulo, por exemplo, apenas fatia do estado é atendida pela CPFL – a concessionária atua em 234 cidades das regiões de Franca, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto.
Segundo o portal G1 Economia, o percentual de redução na região de Franca, depois da decisão da Aneel, deve ser de 2,44% (esse percentual vale por toda a área de atuação da CPFL Paulista.
A redução será aplicada a partir desta quarta-feira (13) e incide sobre as tarifas vigentes. Ou seja, a redução anunciada pela agência serve para atenuar o impacto dos reajustes anunciados no começo do ano para essas dez distribuidoras.
A devolução dos tributos pagos a mais pelos consumidores foi prevista em lei aprovada e sancionada em junho, numa ofensiva de parlamentes e do governo para atenuar os reajustes da conta de luz em ano eleitoral.