Valor da conta de energia elétrica vai cair para consumidores francanos. Veja quanto

  • Robson Leite
  • Publicado em 14 de julho de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Redução das tarifas foi tomada pela Aneel como forma de devolução de tributos pagos a mais pelos consumidores de energia no passado

Consumidores de dez estados brasileiros terão redução na conta de luz diante do corte nas tarifas determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a distribuidoras de diferentes localidades do país.

As reduções variam entre 0,50% e 5,26%.

Serão beneficiados parte dos consumidores do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os consumidores de Franca deverão ser beneficiados com a medida da agência reguladora.

A redução das tarifas foi tomada pela Aneel nesta terça-feira (13) como forma de devolução de tributos pagos a mais pelos consumidores de energia no passado.

Os percentuais de redução variam entre 0,50% e 5,26% e não beneficiam a totalidade de consumidores de cada estado, apenas aqueles atendidos pelas distribuidoras que foram alvo da decisão da agência reguladora.

Em São Paulo, por exemplo, apenas fatia do estado é atendida pela CPFL – a concessionária atua em 234 cidades das regiões de Franca, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto.

Segundo o portal G1 Economia, o percentual de redução na região de Franca, depois da decisão da Aneel, deve ser de 2,44% (esse percentual vale por toda a área de atuação da CPFL Paulista.

A redução será aplicada a partir desta quarta-feira (13) e incide sobre as tarifas vigentes. Ou seja, a redução anunciada pela agência serve para atenuar o impacto dos reajustes anunciados no começo do ano para essas dez distribuidoras.

A devolução dos tributos pagos a mais pelos consumidores foi prevista em lei aprovada e sancionada em junho, numa ofensiva de parlamentes e do governo para atenuar os reajustes da conta de luz em ano eleitoral.


+ Energia