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Segundo o SPC Brasil, a taxa confirma a tendência de retomada do varejo, mesmo que as vendas estejam estáveis
O número de consultas de Cadastro de
Pessoas Físicas – CPFs – para vendas a prazo no comércio varejista brasileiro
aumentou 2,8% em 2018 na comparação com o ano anterior, aponta o Indicador de
Atividade do Varejo, lançado este mês pela Confederação Nacional de Dirigentes
(CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Esta é a maior alta para o mês de
dezembro desde 2014, quando o aumento foi de 2,2%.
O indicador é um termômetro da
intenção de compras a prazo por parte do consumidor e abrange os segmentos de
supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e
eletrodomésticos.
Segundo o SPC Brasil, a taxa confirma
a tendência de retomada do varejo, mesmo que o volume das vendas não tenha
alcançado patamares anteriores à crise.
Dados do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) do terceiro trimestre de 2018 mostraram avanço
de 3,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do comércio acumulado de quatro
semestres. “A melhora dos níveis de confiança e
o clima de otimismo para uma retomada mais forte da economia ajudaram a
impulsionar a atividade varejista. Mesmo considerando apenas uma parcela das
vendas, aquelas feitas a prazo, o indicador sugere avanço das vendas do varejo
ao longo do último ano”, disse a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela
Kawauti.