Conhecendo o trabalho voluntário

  • Construindo Cidadania
  • Publicado em 26 de setembro de 2020 às 00:47
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana e Diretor da rádio Tom Social. www.robertoravagnani.com.br

O trabalho voluntário há décadas é visto como algo superficial, paliativo e emergencial, mas a cada dia que passa tem se tornado importante, primeiro na vida de muitas pessoas, que fazem e que recebem auxilio através dele e para a sociedade que se ve atendida e mais “olhada” por outra parcela desta mesma sociedade, dando ares de que ainda temos chance de continuar a existir como uma “sociedade”.

Em todos os campos se ve a mão do trabalho voluntário, desde o mais básico e necessário que é o suprimento de alimentação para pessoas em situação de rua, populações ribeirinhas em estado de abandono entre outros como educação, cuidados com a natureza, cuidado com os animais, idosos, crianças, limpeza, saúde, nas grandes cidades como São Paulo até os pequenos vilarejos totalmente desconhecidos na floresta amazônica.

Quando falam de uma atividade inclusiva, de uma atividade educativa, de uma atividade universal, me vem imediatamente a cabeça o trabalho voluntário, pois não consigo enxergar outra atividade com mais ganhos e conquistas do que esta.

Mas por que esta defesa toda do trabalho voluntário sem ser uma data comemorativa alusiva ao tema?

É simples, quero convencer você leitor a conhecer mais sobre esta atividade, não precisa ser um voluntário, se não quiser, mas quero que conheça, que saiba sua importância e seu papel dentro de nosso país, saiba que desde a década de 80 passou a intervir de forma afirmativa e positiva onde o estado não conseguia suprir as necessidades e infelizmente ainda é assim, onde o poder publico não consegue colocar seus braços protetivos aos mais vulneráveis, existe uma força atrativa ao trabalho voluntário e la ele se manifesta e atua.

Portanto você conhecendo o trabalho voluntario poderá ser de grande utilidade na sua defesa, na critica construtiva e na possibilidade de ser um voluntário em algum momento.

O voluntário no Brasil e no mundo vem exercendo uma função primordial de ajudar a manter a dignidade de muitos e a diminuir o abismo social existente.

Não devemos julgar ninguém, mas se for preciso, faça com conhecimento, por isso conheça mais sobre o trabalho voluntário.


+ zero