Conheça sete motivos para adotar um pet na fase adulta, explicados por veterinária

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 18 de janeiro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas dão dicas sobre o que considerar na hora da adoção e falam da importância de ter um animal de estimação em casa

Muitas pessoas adotam cães e gatos com alguns meses de vida e ignoram que os abrigos estão lotados de animais adultos. A vantagem de optar por pets que não são mais filhotes é que eles costumam ser menos agitados e dar menos trabalho.

Veja alguns pontos para lembrar antes de incluir um pet na família, segundo o portal r.pet.r7

01. Resistência

A veterinária Daniella Freitas explica que os animais adultos não são tão frágeis e conseguem ter uma rotina mais simples que a dos filhotes.

‘Possuem maior imunidade e resistência do que os filhotes, e isso diminui bastante os riscos de complicações à saúde’.

Animais que não são mais filhotes geralmente se adaptam com mais facilidade à nova família e não causam tantos estragos dentro de casa.

‘Os pets adultos já estão acostumados a rotinas; portanto, são menos propensos a desenvolver problemas comportamentais’, explica a veterinária Layza Danille.

03. Personalidade

A veterinária afirma que uma outra vantagem de adotar um pet adulto é saber melhor quais são as características de comportamento do bichinho.

‘Ao adotar um pet adulto, é possível conhecer sua personalidade, que já está firmada. Isso ajuda a não ter surpresas desagradáveis’.

04. Processo de adoção mais simples

Segundo a veterinária, diferentemente da aquisição de filhotes, o processo para adotar cães e gatos adultos é mais simples e rápido.

05. Já vêm do abrigo vacinados e castrados

Para que os pets tenham a chance de conseguir um lar, muitas ONGs garantem os primeiros cuidados com a saúde dos filhotes.

‘A castração é muito importante para a prevenção de crias indesejadas e doenças; portanto, o pet já estar castrado é ótimo e evita que o tutor tenha esse gasto’, diz Daniella. A veterinária explica que, apesar das primeiras doses de vacina, será necessário aplicar reforços uma vez por ano, para evitar doenças contagiosas.

06. Estão acostumados com outros cães

Pelo tempo de abrigo, é normal que muitos cachorros e gatos sejam mais sociáveis do aqueles que são adotados quando filhotes. ‘Os pets adultos são amigáveis, e, por estarem em contato com outros animais, a socialização é natural’, diz a veterinária.

07. Adotar um adulto é salvar uma vida

Os cães adultos têm bem menos chances de ganhar uma família do que os filhotes. Quem decide ter uma mascote que já viveu alguns anos em abrigos coletivos está lhe dando a oportunidade de viver o resto da vida em um ambiente de muito amor e carinho.

“Os pets são muito mais do que uma companhia. Eles nos fazem enxergar o mundo com olhos muito mais esperançosos, nos possibilitam sentir um amor incondicional. Os animais protegem, alegram e nos fazem muito bem com a imensa gratidão que expressam por sermos seus “pais”, completa a especialista Daniella.


+ Animais